Maranhão

Agricultores familiares das regiões da Baixada e Pindaré recebem sementes selecionadas

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - Agricultores familiares de 26 municípios localizados nas regiões do Pindaré e da baixada maranhense estão iniciando esta semana o plantio de arroz e milho com as sementes selecionadas distribuídas pelo Governo do Estado. A entrega simbólica dos insumos foi feita, na manhã desta quinta-feira (3), em Viana e Igarapé do Meio, pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo; e pelo presidente da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes.

A distribuição das sementes faz parte do Programa Viva Sementes, pelo qual estão sendo distribuídas em todas as regiões maranhenses 605 toneladas de arroz e 900 toneladas de milho a 92 mil agricultores familiares, incluindo áreas quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.

Em Viana, a solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Francisco Gomes, além de secretários municipais e presidentes de sindicatos e agricultores da região.

O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que a semente está chegando às mãos dos produtores no momento certo do plantio. “Estamos contando com a parceria dos sindicatos rurais, das prefeituras e, principalmente, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, que é responsável pela distribuição das sementes”, afirmou Cláudio Azevedo.

Na regional de Viana, a previsão é de que até o próximo sábado sejam concluídas as entregas das 90 toneladas de arroz e milho aos 13 municípios. “A parceria entre a Agerp e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, vai possibilitar a entrega de mais 54 toneladas de sementes de milho para a região”, informou o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

O prefeito Francisco Gomes agradeceu pela distribuição das sementes e fez um apelo aos prefeitos da região para que seja feita uma parceria entre os governos estadual, municipal e federal. “Essa aliança vai fortalecer o setor produtivo e principalmente as comunidades rurais”, avaliou ele.

O presidente da Associação Comunitária de Ricoa, localizada em Viana, contou que as 60 famílias estavam aguardando as sementes para iniciar o plantio. “Nós esperamos concluir o plantio até o próximo sábado e a semente está chegando na hora certa, porque antes elas eram distribuídas depois das chuvas”, ressaltou.

Em Igarapé do Meio, a entrega simbólica das 3 toneladas de arroz e 3 toneladas de milho contou com a presença do prefeito Raimundo Damasceno. Ao todo, foram destinadas 90 toneladas para os 12 municípios que integram a regional de Santa Inês.

Além das sementes de arroz e milho, o governo estadual dará início à entrega de sementes de hortaliças (alface, melancia, abóbora, quiabo, cebolinha, maxixe, pepino, pimentão e coentro) a 2.440 famílias, com uma previsão de área plantada de 1.220 hectares.

A entrega simbólica de sementes de arroz e milho pelo governo estadual foi iniciada em dezembro do ano passado, quando os pequenos produtores dos municípios de Imperatriz, Zé Doca, Itapecuru Mirim e Timon receberam os insumos em eventos que contaram com a presença dos secretários Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano).

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.