SÃO LUIS - Agricultores familiares de 18 municípios da região do Alto Turi e Gurupi começaram a receber cerca de 100 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho para a safra 2012/2013. A entrega simbólica dos insumos, que ocorreu nesta quinta-feira (20), no município de Zé Doca, foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo e o presidente da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes.
A distribuição dos insumos faz parte do Programa Viva Sementes, desenvolvido pela Sagrima em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). “Serão distribuídas cerca de 1.500 toneladas de sementes de arroz e milho para 100 mil agricultores familiares de todo o estado”, explicou Cláudio Azevedo. “Também faz parte do programa a distribuição de 766 quilos de sementes de hortaliças”, completou ele.
De acordo com o cronograma de entrega simbólica das sementes, nesta sexta-feira (21), acontece a doação dos insumos em Itapecuru - Mirim, no sábado (22) em Timon, no dia 27 em São Luís e no dia 3 de janeiro de 2013, em Viana e Pinheiro. A previsão é de que os secretários Cláudio Azevedo, Luís Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), participem da solenidade de entrega.
Com a entrega das sementes a previsão da Sagrima é de que os agricultores familiares alcancem uma produção de cerca de 100 mil toneladas de grãos, cultivados numa área de 60 mil hectares.
Receberão as sementes agricultores familiares de todas as regiões do Maranhão, incluindo quilombolas, indígenas e áreas de assentamento. A Agerp, sindicatos e prefeituras municipais são os responsáveis pela distribuição dos insumos.
Cláudio Azevedo ressaltou que apesar da estiagem, o Maranhão alcançou na safra deste ano, cerca de 3 milhões de toneladas de arroz, milho, feijão, algodão e soja. O arroz teve uma colheita 37% abaixo do que foi produzido no ano passado, mas mesmo assim, representou cerca de 60% de toda a produção da região Nordeste. O milho produzido nesta safra representou um aumento de 21% em relação a safra passada, com uma colheita de 783.491 toneladas.
Saiba Mais
- Agricultores do Norte e Nordeste poderão renegociar dívidas rurais
- Açailândia vai sediar encontro para pequenos agricultores
- Secretário Hildo Rocha discute Programa Habitação Rural
- Agricultores aproveitam chegada das chuvas para iniciar plantio de arroz e milho
- Agricultores familiares das regiões da Baixada e Pindaré recebem sementes selecionadas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.