SÃO LUÍS - Para homenagear o quarto centenário da capital maranhense, o Centro de Educação Especial Helena Antipoff, escola da rede estadual de ensino, localizada no Ipase, realizou na manhã desta sexta-feira (7), o Projeto Vivendo e Amando São Luís 400 Anos. O evento contou a participação da direção, da supervisão, de professores, alunos e pais, que durante meses trabalharam o projeto nas mais diversas oficinas que são oferecidas pela escola.
"Trabalhamos com os nossos alunos a valorização da nossa cultura pelos diversos aspectos. Eles compreenderam as atividades e tiveram a oportunidade de visitar monumentos históricos da cidade, o que encheu de felicidades a todos os alunos, que estampavam um grande sorriso no rosto", exclamou Tereza Cristina Maciel, gestora do CEE Helena Antipoff.
A culminância do projeto nesta sexta contou com apresentações teatrais, danças e exposição de trabalhos confeccionados pelos próprios alunos. O aluno Fábio Mendes Penha Júnior, acrescentou que as apresentações foram importantes para aprender mais sobre a história de São Luís. Aprendemos mais sobre a história da nossa cidade e também ficamos mais tempo juntos, além do horário que ficamos aqui na escola participando das oficinas, comentou.
A professora Lenimara Mota, ressaltou que todos os trabalhos foram elaborados para mostrar aos alunos a real necessidade de se preservar a cultura local, principalmente valorizando a contribuição que os indígenas deram para a construção da nossa cidade. Quando começamos a elaborar o nosso trabalho, passamos para os alunos a importância de reconhecermos o real valor que os índios deram para a construção da nossa cultura, assim como em todo o Brasil, afirmou.
Lenira Mota afirmou que os alunos têm um grande poder de percepção e que eles assimilaram da melhor forma possível a concepção da escola de homenagear São Luís. Esses meninos e meninas são fantásticos. Eles entenderam o que queríamos mostrar para eles e o resultado está exposto em belíssimos trabalhos que eles desenvolveram ao longo do ano, acrescentou.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.