IMPERATRIZ – O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveu um projeto que visa o auxílio ao português escrito à alunos portadores de necessidades auditivas. Em sua fase final, o projeto já ajuda alunos a aperfeiçoar os estudos e melhorar o convívio social.
Auxiliados pelo professor do IFMA, Anderson Casanova, os alunos do curso técnico de Ciências da Computação, Lucas Barros e Esdras Maciel, desenvolveram um programa que traduz o alfabeto e o vocabulário português para língua brasileiras de sinais (Libras).
De acordo com o coordenador, o projeto é uma medida paliativa, que visa o auxílio ao aluno quando, por ventura, o intérprete faltar.
“O programa foi desenvolvido para que os alunos deficientes possam utilizar o aplicativo, tanto na falta de um intérprete, como no dia-a-dia. Ele foi concebido para traduzir todo o conteúdo que possa ser digitado, lido ou falado para a linguagem de sinais”, explica o educador.
Segundo a estudante do curso técnico de Segurança no Trabalho no IFMA e deficiente auditiva, Gleiciane Oliveira Silva, o programa ajudou na comunicação entre professores e colegas de estudos
“Eles tiveram uma ideia para ajudar alunos com surdez. Quando eu entrei no IFMA não sabia ler e esse projeto me ajudou a desenvolver a leitura e comunicar-me com os professores e alunos”, ressalta.
O projeto
O projeto que vem sendo desenvolvido há um ano, e funciona da seguinte forma: Um software traduz para Libras toda e qualquer palavra descrita no vocabulário português. Assim, uma pessoa que conhece a língua portuguesa, mas não conhece a língua de sinais, poderá se comunicar com maior facilidade com uma pessoa deficiente, através do programa que é simples e bastante pedagógico.
O coordenador relata, ainda, que o projeto terá seu lançamento ainda no primeiro semestre e que sua distribuição será gratuita.
Saiba Mais
- Governo quer mais alunos da educação especial em classes comuns
- Semed tem 30 dias para disponibilizar recursos a alunos com deficiência
- Helena Antipoff faz homenagem aos 400 anos de São Luís
- Dispositivos eletrônicos vão auxiliar aprendizado de surdos
- Escolas para alunos especiais podem deixar de existir
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.