Maranhão

São Domingos do Maranhão: 426 audiências na Semana de Conciliação

227 audiências são de Ações Monitórias e Execução de Título do Banco do Nordeste.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - A comarca de São Domingos do Maranhão tem um total de 426 audiências marcadas para a Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça de 7 a 14 próximos. As audiências ocorrerão no fórum da comarca, das 8h às 12h e das 14h às 18h, inclusive no sábado e domingo dias 10 e 11. Ações do Juizado Especial, Família e outras questões fazem parte da pauta.

Segundo o titular da unidade, juiz Clênio Lima Corrêa, do total de audiências agendadas, 227 são para conciliação em Ações Monitórias e Execução de Título Extrajudicial que têm como uma das partes o Banco do Nordeste do Brasil (agência local). Todas as audiências relativas ao banco ocorrem no dia 12.

Inovação - Nas palavras do magistrado, a “inovação concretizada através de uma parceria entre o Banco do Nordeste e o Poder Judiciário” tem por objetivo a negociação de dívidas junto ao banco - execuções referentes a microcréditos contraídos junto à instituição financeira. Clênio informa que, segundo o gerente da agência bancária, “os descontos propostos podem chegar até a 50% do valor total da dívida”. E continua: “As negociações são baseadas na Lei 12.249/2011”.

De acordo com o juiz, essa não é uma ação comum em processos em fase de execução, contudo, um dispositivo do Código Civil permite a realização do acordo.

Conciliadores - Para o magistrado, muitos dos executados não têm como pagar a dívida. Também não têm bens a penhorar. De modo a garantir o comparecimento do maior número de devedores, Clênio diz que a iniciativa foi divulgada em rádios e TVs locais.

Com vista a garantir a realização das audiências em apenas no dia 12 de novembro, o banco se dispôs a mandar vários prepostos. Servidores da Justiça da comarca de São Domingos do Maranhão funcionarão como conciliadores nas audiências de mediação. A coordenação do trabalho fica a cargo do magistrado. Quatro mesas de audiências serão montadas na ocasião.

As informações são da CCJ.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.