Diplomacia

Honduras demite diretor de imigração por barrar vice-cônsul do Brasil

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

A presidência de Honduras confirmou a destituição do diretor de Imigração, general da reserva Nelson Willy Mejía, por ter barrado nesta sexta (29) a entrada no país da vice-cônsul do Brasil, Francisca Francinetti de Mello, informou o ministro do Governo, Africo Madrid.

"No aeroporto internacional Toncontín, oficiais da Imigração não a deixaram ingressar em Tegucigalpa. Foi praticamente deportada do país", por ter tido o visto recusado pelo governo anterior, de Roberto Micheletti, disse o ministro.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, atribuiu a um "equívoco" e a um "mal-entendido" o fato de Honduras não ter permitido a entrada da vice-cônsul.

"É um problema superado, um resquício do regime que já terminou", disse Amorim em Davos (Suíça), onde participa do Fórum Econômico Mundial.

O chanceler afirmou ainda que, quando soube do incidente, "o problema já tinha sido resolvido" e que em breve a vice-cônsul "iria poder entrar".

Para Amorim, o episódio não vai piorar as delicadas relações com o novo governo hondurenho. "Pelo contrário. Pelo que entendi, houve uma preocupação do governo do atual presidente [Porfirio Lobo] em resolver a questão imediatamente e tentar demonstrar que houve um mal-entendido", declarou.

Com informações da France Presse e da EFE

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.