Segurança

Polícia Militar prepara novas ocupações em São Luís

Vila Luizão e Cidade Olímpica estão entre as áreas que podem ser ocupadas.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

SÃO LUÍS - Durante a entrega de 90 veículos para as polícias Militar e Civil, o secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, afirmou que pretende ampliar o trabalho de ocupação de bairros que vem sendo desenvolvido na Liberdade e no Barreto. Mesmo diante da intenção de ocupar outros bairros, a Polícia Militar ainda não definiu onde serão realizadas novas operações. Na Liberdade e Barreto, a Polícia Militar já fala em uma ocupação permanente com a equipe do Batalhão de Choque.

De acordo com Raimundo Cutrim, a Polícia Militar está fazendo um levantamento das áreas consideradas críticas em São Luís, assim como das ações criminosas mais nocivas e dos criminosos mais procurados para realizar novas ocupações. A Vila Flamengo, na região de São José de Ribamar, seria o terceiro bairro a integrar essa operação. Também existe a possibilidade de outras localidades como Vila Isabel Cafeteira, Cidade Olímpica, Vila Luisão, Araçagi, Raposa, também receberem operações especiais da Polícia Militar, com intervenção direta do Batalhão de Choque.

Ainda segundo Raimundo Cutrim, o desencadeamento de novas operações acontecerá somente após a conclusão dos estudos sobre a criminalidade nos bairros de São Luís. "Temos outros locais que estamos acompanhando, identificando as pessoas envolvidas com o tráfico (de drogas), assaltos, para que a gente possa fazer a ocupação", disse o secretário.

Cutrim ressaltou ainda que esses estudos relacionados à ações criminosas nos bairros são importantes para que os policiais sejam mais objetivos nas abordagens nessas localidades. "Esse estudo (de criminalidade) serve para que a gente não crie problema para as pessoas que moram em um determinado bairro. Não podemos constranger inocentes. Precisamos fazer primeiramente os levantamentos relacionados a quem são e onde estão os contraventores e criminosos antes de partir para a ocupação", ressaltou o secretário de segurança.

Liberdade

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Flávio de Jesus, afirmou ontem que existe a possibilidade de ser montada, em definitivo, uma ocupação do Batalhão de Choque no Barreto e Liberdade. A intenção da PM é montar duas companhias nessas áreas consideradas críticas. Segundo o coronel Flávio, esse tem sido um anseio da comunidade. "Os moradores perceberam que o trabalho deu resultado", assinalou o comandante do CPM.

A ocupação da Polícia Militar no bairro Liberdade começou sábado, 9, e, até ontem, seis pessoas haviam sido presas, suspeitas de envolvimento na onda de violência que estourou no bairro, causando a morte de três pessoas em decorrência das disputas entre grupos criminosos rivais liderados por Alison Lenon, o Chocolate, e Cacá. Cinco destas pessoas continuam presas. Apenas uma foi liberada.

A ocupação contou com homens do Batalhão de Choque, Força Tática e Serviço de Inteligência da Polícia Militar. Até mesmo helicópteros da Polícia Militar foram utilizados durante a semana nas operações de ocupação do Barreto e Liberdade. No transcorrer da ocupação, moradores dos dois bairros manifestaram-se a favor do trabalho que foi desencadeado pelas polícias Civil e Militar.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.