Maranhão

Hidrelétrica de Estreito inspira feiras escolares

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

ESTREITO - A Usina Hidrelétrica Estreito tem servido como fonte de inspiração para alunos e professores de escolas localizadas em municípios de sua área de influência direta. Em Carolina e Estreito, os complexos educacionais Sertão Maranhense e Gênesis, respectivamente, promoveram feiras de ciências, que apresentaram resultados de pesquisas feitas pelos estudantes.

Nas duas escolas, uma maquete da UHE Estreito, em construção pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) na cidade de Estreito, despertava a atenção e curiosidade dos visitantes.

Promovidas nas duas últimas semanas, as feiras reuniram trabalhos que mostravam os novos cenários dos municípios, não só em sua estrutura física, mas especialmente no modo de vida das pessoas. Fora isso, as questões nos cenários ambiental e econômico, a identificação de animais e plantas do cerrado também inspiraram os alunos na preparação das apresentações.

“As pessoas começaram a chegar em Estreito de várias regiões do país e então foram conhecendo novos costumes, a cultura, culinária, os hábitos dos maranhenses”, explicava a gaúcha Daniela Dornell, 14 anos, aluna do 9 º ano (8ª série) do Complexo Educacional Gênesis, ao receber visitantes em seu estande.

Em uma outra sala, Maira Silva, 13, mostrava o que antes se encontrava nas feiras de Estreito - frutas, legumes, verduras e grãos, essencialmente - e aquilo que hoje divide lugar facilmente com esses produtos nas bancas: eletrônicos e até confecções.

A diretora do Complexo Educacional Gênesis, Aldivânia Brito Noleto, destacava que a escolha da UHE Estreito como tema da feira de ciências foi uma decisão encaminhada na semana pedagógica, promovida no início de 2009, para os professores da escola.

“Hoje, temos alunos de várias regiões falando com sotaques e de um jeito diferente do nosso e não há como ignorar todas essas transformações. Esta edição da feira de ciências ajudou muito a todos nós a dirimir as dúvidas e contribuir para a construção de uma opinião própria sobre a instalação da usina. Eu mesma vejo com bons olhos a vinda desse empreendimento para a cidade”, analisou a pedagoga.

Carolina - No Complexo Educacional Sertão Maranhense, em Carolina, os alunos do 2º ano do ensino médio pesquisaram sobre os aspectos ambientais na implantação da Usina de Estreito. O resultado da pesquisa foi apresentado aos visitantes da 9ª Feira de Ciências da escola, que teve como tema “Meio Ambiente Sustentável”.

Com o apoio da maquete da UHE Estreito, os alunos relataram o que aprenderam. “Percebemos que diversas ações estão sendo feitas para minimizar os impactos na implantação da barragem, que também está trazendo mais emprego e renda para a região”, explicou a estudante Camila da Silva Rocha, uma das integrantes do grupo de pesquisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.