Vertimento

Com aumento das chuvas, usinas hidrelétricas abrem as comportas

Itaipu Binacional abriu as comportas da calha esquerda neste sábado.

Agência Brasil

- Atualizada em 14/01/2023 às 19h46
A previsão de vertimento é de dez dias, mas a programação pode ser alterada.
A previsão de vertimento é de dez dias, mas a programação pode ser alterada. (Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional)

BRASIL - Usinas hidrelétricas de várias regiões do Brasil começaram a abrir as comportas desde a última semana. Na usina de Itaipu Binacional, as comportas da calha esquerda foram abertas neste sábado (14), com vazão de 1.400 m³/s. A previsão de vertimento é de dez dias, mas a programação pode ser alterada.

Já as usinas do Rio Madeira, no Complexo Belo Monte, e das Bacias do Rio São Francisco foram abertas durante a semana.

A medida excepcional é tomada com a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional. Segundo o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios superam 60% de armazenamento em janeiro, mês com chuvas acima da média em algumas regiões do país.

De acordo com o MME, em geral, a abertura dos vertedouros ocorre por dois fatores principais: garantir a segurança das barragens, quando o volume dos reservatórios chega aos patamares máximos, e redução da demanda de energia. Assim, a água que passaria pelas turbinas é escoada nos vertedouros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.