Justificativa de ausência no Enade 2006 deve ser enviada até dia 31

Quem não fez a prova e não justificar a ausência, fica sem diploma.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

BRASÍLIA - Termina no domingo (31) o prazo para que os candidatos que faltaram ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2006(Enade ) enviem suas justificativas para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep ). A prova -obrigatória para os alunos convocados- foi aplicada no dia 12 de novembro. Os recursos serão analisados e julgados por uma comissão que será nomeada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

A solicitação de dispensa deve ser acompanhada de justificativa fundamentada e cópias autenticadas da documentação comprobatória pertinente, como por exemplo: boletim de ocorrência, atestados e laudos médicos. O aluno deve informar o nome da instituição de educação superior, curso, endereço eletrônico e endereço residencial.

Em São Paulo, por exemplo, mais de 50 alunos do curso de administração (entre ingressantes e concluintes) perderam a prova por causa de uma falha no endereço da escola que constava no cartão de convocação.

Os estudantes dizem que o problema ocorreu porque a organização do exame informou um endereço errado da entrada do colégio. No cartão de inscrição constava Largo Coração de Jesus 154, onde fica a igreja da escola. No entanto, a entrada dos alunos estava sendo feita pela Alameda Dino Bueno 353, endereço que fica a cerca de um quarteirão do local indicado no cartão.

Revoltados, os estudantes chamaram a polícia e registraram um boletim de cocorrência. Procurado à época pela reportagem do G1, o Inep, que organiza o Enade, informou que o endereço fornecido não estava errado, pois era o endereço oficial do colégio.

Ao todo, 488.883 estudantes universitários foram convocados aleatoriamente para fazer o exame. Foram avaliados alunos de 1.619 instituições, ingressantes e concluintes dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo. O Enade é obrigatório e a participação dos estudantes selecionados pelo Inep é necessária para a colação de grau e recebimento do diploma.

Durante dois dias a assessoria de imprensa do Inep foi procurada para informar quantos alunos já enviaram a justificativa de ausência e o que acontece com àqueles que são formandos e justificaram o motivo de terem perdido a prova. O Inep não respondeu.

O endereço do Inep para envio dos recursos é:

Ministério da Educação - MEC

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” - Inep

Esplanada dos Ministérios Bloco L Anexo II, 4º andar – sala 422

70047-900 Brasília – DF

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.