Crime de transfobia

Parentes e amigos pedem Justiça após morte de transexual brutalmente espancada

A família contesta uma hipótese da polícia de que Natasha teria sido vítima de um atropelamento.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Natasha Nascimento, de 29 anos, morreu na madrugada deste sábado (24), em São Luís.
Natasha Nascimento, de 29 anos, morreu na madrugada deste sábado (24), em São Luís. (Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS GONZAGA - Parentes e amigos de Natasha Nascimento, de 29 anos, que foi brutalmente espancada e morreu no último sábado (24), pedem Justiça. Ela foi encontrada caída às margens da MA-247.

Leia mais: Transexual, que foi agredida após voltar de festa, morre em São Luís

“Eu sou mãe dele, ‘tô’ sofrendo muito. Ele não tem mais pai, mas eu sou mãe dele. Ele tem muito amigo, amado de todo mundo. Meu filho me ajudava em casa. E eu peço Justiça”, disse em entrevista à TV Mirante Deuzanira Nascimento, mãe de Natasha.

A família contesta uma hipótese da polícia de que Natasha teria sido vítima de um atropelamento. Segundo parentes, uma nova testemunha os procurou e disse que emprestou a moto que foi usada para atropelar Natasha sem saber que seria essa a finalidade.

Assista à reportagem da TV Mirante

Entenda o caso

Natasha Nascimento foi espancada por cinco pessoas enquanto passada pela MA-247, no município São Luís Gonzaga. A vítima voltava de uma festa. Ela teve seis costelas quebradas, o maxilar descolado e várias fraturas pelo corpo. Ela passou oito dias internada em Bacabal e depois foi transferida para São Luís, onde não resistiu.

Após o crime, a Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), afirmou que estava acompanhando o caso e que ele pode ser enquadrado como crime de transfobia.

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) publicou uma nota de pesar e comentou sobre a morte de Natasha Lima. Leia:

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular – Sedihpop vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento, na manhã deste sábado (24), de Natasha Lima, mulher trans. A vitima estava internada no Hospital Carlos Macieira depois de ter sido brutalmente espancada e atropelada na madrugada do dia 14 de setembro, a caminho de casa, no município de São Luís Gonzaga. A Polícia Civil instaurou inquérito, já tendo ouvido 11 pessoas e segue com as investigações a fim de que os responsáveis pelo crime sejam indiciados e punidos. Manifestamos solidariedade à família e amigos de Natasha, ao tempo em que repudiamos todo ato de intolerância e atentado contra a vida humana.

A Secretaria de Estado da Saúde também comentou sobre o falecimento de Natasha e também informou que o Instituto Médico Legal (IML) analisará a causa da morte. Veja:

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta a morte da paciente e esclarece que prestou toda a assistência, desde sua entrada no Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, durante a transferência em UTI aérea até sua entrada no Hospital Dr. Carlos Macieira, onde faleceu na madrugada deste sábado (24).
A SES informa que o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa da morte da paciente. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as agressões praticadas contra Natasha Nascimento e o caso continua sendo investigado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.