SÃO LUÍS - A cidade de São José de Ribamar alcançou mais uma importante conquista no setor da educação. Todas as 87 escolas da rede municipal de ensino estão reconhecidas pelo Conselho Municipal de Educação.
Significa dizer que os mais de 18 mil alunos matriculados na rede de ensino ribamarense já desfrutam da oportunidade de terem os seus diplomas escolares expedidos por suas respectivas escolas, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Entre os demais 216 municípios maranhenses e na própria rede estadual de ensino isso não acontece em sua totalidade. Estudantes de escolas (municipais ou estaduais) não reconhecidas são obrigados a obterem seus diplomas por meio de outras unidades de ensino que possuem a chancela (reconhecimento) dos Conselhos Municipais de Educação.
O reconhecimento pleno da rede municipal de ensino de São José de Ribamar é fruto das ações executadas pela administração do prefeito Luís Fernando Silva (DEM). Em 2005, quando assumiu a Prefeitura ribamarense, Luís Fernando encontrou o seguinte quadro: das 63 escolas municipais existentes, apenas 34 possuíam o reconhecimento do Conselho Municipal de Educação.
A implantação de políticas públicas voltadas para oferecer aos ribamarenses um ensino municipal de qualidade mudou totalmente este cenário. Nos primeiros quatro anos da administração Luís Fernando foram conquistados inúmeros avanços. O número de escolas municipais subiu de 63 para 87 unidades. Houve crescimento de 50% das matrículas, que agora totalizam 18.589 alunos. Mais de 130 novas salas de aula foram construídas. A frota de transporte escolar foi ampliada de três para 13 veículos. Desde 2005, os alunos ribamarenses recebem gratuitamente do governo municipal uniforme escolar e material didático, além de uma merenda de qualidade produzida nas próprias unidades municipais de ensino. Foi implantada a Escola Municipal Maria Amélia Bastos, primeira escola de educação especial para crianças, jovens e adultos com deficiência. Foi implantado o curso Pré-Vestibular Municipal gratuito. Os estudantes ribamarenses usufruem da carteira estudantil metropolitana gratuita, que dá direito, entre outras coisas, ao pagamento de meia passagem no transporte coletivo metropolitano e meia-entrada em eventos culturais.
A Prefeitura ribamarense implantou os programas Brasil Alfabetizado, direcionado para alfabetização de jovens, adultos e idosos; Alfa e Beto e Pró-Letramento. Foi inaugurada a Biblioteca Municipal das Vilas e implantada a Casa do Estudante. Ocorreu a admissão, através de concurso público, de mais 411 professores, cujo quadro conta hoje com 922 profissionais.
Estes avanços contribuíram para que os índices escolares melhorassem significativamente. Hoje, o município possui um índice de evasão/abandono de apenas 1,2% ao ano – em 2004 era de 21%. O índice de reprovação, que em 2004 era de 11%, caiu para 7%.
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município, conforme divulgou recentemente o Ministério da Educação, é superior à média do Estado e da região nordeste.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.