São Francisco do Brejão

MP-MA inicia campanha contra às drogas na zona rural de São Francisco do Brejão

O público-alvo são escolas públicas, privadas e demais entidades.

Imirante Imperatriz, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
(Foto: Divulgação/ MP)

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO - O Ministério Público do Maranhão realizou uma palestra na última sexta, 29, na cidade de São Francisco do Brejão, como parte da campanha "Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?", desenvolvida pela 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Açailândia, sob a coordenação da promotora Sandra Fagundes Garcia. Alunos do ensino fundamental e médio participaram do evento, realizado no pátio da Unidade Escolar Tobias Barreto.

O objetivo da campanha é estimular nos jovens a reflexão sobre o tema, com a promoção de palestras e concursos de poesia, redação e desenho. O público-alvo são alunos de escolas públicas, privadas e demais entidades que tenham interesse no projeto.

Durante a palestra, a promotora explicou vários pontos relacionados ao consumo de drogas no Brasil e no mundo. Ela falou sobre a classificação das drogas quanto às reações no sistema nervoso central (depressoras, estimulantes e alucinógenas) e sobre os tipos de drogas mais usadas: solventes, álcool, cigarro, maconha, cocaína e crack.

Sandra Garcia enfatizou quais os efeitos das drogas na saúde e na aparência dos usuários. Com fotos, ela mostrou como alterações na pele e nos dentes, a perda de peso e outros sintomas, evidenciam o efeito que as drogas causam nos indivíduos. Ela também mostrou que as drogas podem atingir a todos, independentemente de aspectos como classe econômica ou social. A promotora citou como exemplos as cantoras Amy Winehouse e Elis Regina, que morreram de overdose.

Depoimento e concursos

Ainda como parte da atividade, o ex-dependente químico Marcos Vinícius concedeu depoimento sobre como entrou para o mundo das drogas. Hoje, Vinícius está recuperado e é monitor do projeto Bom Samaritano, que ajuda outros dependentes a largarem o vício. "A primeira coisa que a droga matou na minha vida foram os meus sonhos, porque eu achava que a minha vida ia ser só aquilo mas, graças a Deus, eu consegui me libertar", ressalta Vinícius.

Após a palestra, houve a premiação de alunos que participaram dos concursos de redação, poesia e desenho com a mesma temática da campanha. Os ganhadores foram: Mirela Miranda, Thai Lohane, Joice Gonçalves, Érica Ramilda, Gisela Oliveira, Alípio Cássio Carvalho, Guilherme da Silva, Bianca Rodrigues, Ana Maria Duarte e Ruth Fernandes.

Joice Gonçalves, ganhadora do prêmio de redação, afirmou que a sua inspiração para escrever foi o sofrimento das pessoas que usam drogas. Ela disse que os problemas de saúde causados pelas drogas foi o que mais chamou a sua atenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.