Investigação

VÍDEO: veículo sem credencial de acesso cai e fica submerso em lagoa do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Todos os ocupantes do veículo conseguiram sair com vida.

Imirante.com

Atualizada em 20/07/2022 às 14h18

SANTO AMARO DO MARANHÃO - Um veículo, que não tinha credencial de acesso, caiu em uma das lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no povoado Rancharia, em Santo Amaro, a 238 km de distância da capital maranhense. O acidente foi registrado na madrugada do último domingo (17).

De acordo com informações do coronel Flávio Antônio Silva de Jesus, chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o acidente aconteceu durante uma excursão que teria saído de Atins com destino a Santo Amaro e, na altura do povoado Rancharia, o veículo, modelo Toyota SW4, acabou caindo na parte mais funda da lagoa, que tem aproximadamente cinco metros de profundidade. Ainda segundo o coronel Flávio Antônio, no veículo estava uma família, incluindo crianças, todos conseguiram sair com vida.

O coronel também informou que as pessoas que estavam no veículo que se acidentou eram, provavelmente, turistas do Estado do Ceará. Depois de serem informados do acidente, por meio de moradores tradicionais, equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) saíram em busca do grupo.

"Como nós sabemos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 km de extensão, do município de Primeira Cruz à Barreirinhas, passando por Santo Amaro. Houve uma excursão de pessoas de fora, que nós já identificamos, sabemos que não são maranhenses, provavelmente são do Ceará e de outros Estados, que adentraram aqui com um grupo na madrugada de sábado para domingo e foram fazer esse percurso de Atins até Santo Amaro. Nesse percurso eles se acidentaram em um povoado chamado Rancharia. O carro em que estavam virou na encosta da lagoa e caiu na parte mais funda da lagoa, que tem cinco metros de profundidade, inclusive, havia crianças no interior do veículo que quase se afogaram, mas, com a graça de Deus, não houve morte", disse o coronel Flávio Antônio.

Investigação e penalidades

Após uma investigação, o veículo foi localizado na manhã desta quarta-feira (20), ele estava escondido em um sítio da região e foi apreendido. O coronel Flávio Antônio também informou que uma perícia será feita na lagoa em que o veículo se acidentou para identificar possíveis danos ambientais.

Ao Imirante.com, o coronel Flávio Antônio informou que o veículo que caiu na lagoa não tinha credencial para acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Todos os envolvidos no acidente serão notificados.

"Diante das provas que estão sendo reunidas, vamos investigar e atribuir responsabilidade a todos os envolvidos. Também será atribuída multa e representação criminal para que o Ministério Público Federal faça a denúncia e processe o condutor e o guia que entraram no parque sem credenciamento", afirmou o chefe do Parque dos Lençóis Maranhenses. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.