Investigação

Operação Luto: Justiça investiga fraude na Previdência

Foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão.

Imirante com informações do MPF

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SANTA LUZIA - Foi realizada, na manhã dessa sexta-feira (9), a “Operação Luto” com o objetivo de reprimir a prática de crimes previdenciários no Maranhão. Foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Seção Judiciária Federal do Maranhão, requeridos pela Polícia Federal.

A Justiça determinou medidas cautelares de suspensão do exercício de cargos de direção no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Luzia do Maranhão, proibição de acesso a tal Sindicato, às Agências da Previdência Social de Santa Inês e de Santa Luzia do Paruá e aos Cartórios dos Municípios de Santa Luzia e Coroatá.

Os investigados estão proibidos de manter contato com servidores do INSS das Agências da Previdência Social de Santa Inês e Santa Luzia do Paruá. Foi determinada, ainda, a apreensão de bens móveis e imóveis dos investigados adquiridos a partir do ano de 2007.

Diversos documentos, possivelmente utilizados na concessão mediante fraude de benefícios de pensão por morte rural foram apreendidos com os suspeitos.

Segundo o Ministério Público Federal, as investigações continuarão para descobrir se há a participação de outras pessoas na organização criminosa, sendo que os documentos apreendidos com os investigados serão encaminhados ao INSS para fins de cancelamento dos benefícios concedidos mediante a apresentação de documentos falsos.

A operação foi realizada pelo Departamento de Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.