Justiça

MP-MA aciona município para regularizar repasse de verba

Recursos são para a rede de Proteção à Criança e Adolescente.

Divulgação/MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46

PRESIDENTE DUTRA - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Presidente Dutra, ajuizou na última quinta-feira (22), Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar para obrigar o município a regularizar, em caráter de urgência, o pagamento das parcelas em atraso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), em débito desde julho de 2012.

Na ACP, assinada pelo promotor de Justiça Rosalvo Bezerra de Lima Filho, o Ministério Público pede à Justiça que o município de Presidente Dutra regularize o repasse ao FMDCA, previsto na Lei Municipal nº 497/2013, e no Artigo 227. da Constituição Federal. A falta dos repasses impede que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA) crie políticas públicas e institucionais na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A ação é fundamentada no processo administrativo instaurado, após denúncias feitas às promotorias de Justiça de Presidente Dutra, que apurou a falta de pagamento dos repasses pelo município. Os recursos são necessários para o adequado funcionamento da rede de Proteção à Criança e Adolescente no Município.

Pedidos

A manifestação pede à Justiça a condenação do município para que pague as parcelas em atraso do repasse, no percentual de 1% do Fundo de Participação do Município (FPM), quanto aos respectivos períodos fiscais em atraso, requerendo, se necessário, a penhora das verbas municipais e o afastamento do prefeito do cargo até o efetivo cumprimento da decisão judicial.

A ação, ainda, requer o repasse compulsório das verbas municipais destinadas ao FMDCA, visando a coibir futuros atrasos na transferência de valores correspondentes pelo ente municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.