MUNDO - Após a repercussão negativa de um vídeo em que aparece puxando um menino indiano para beijá-lo na boca, Dalai Lama se desculpou publicamente nesta segunda-feira (10). Em um comunicado, o líder espiritual disse que foi um ato "inocente e brincalhão".
"Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente em que um menino perguntou a sua Santidade o Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço. Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado", diz a nota.
Segundo uma agência de notícias internacional, o ganhador do prêmio Nobel da Paz pede para que a criança chupe sua língua. As imagens o mostram puxando o rosto do menino e aproximando seus lábios dos dele.
Logo após, o líder espiritual de 87 anos coloca a língua para fora e puxa novamente o rosto do menino para aproximar de sua boca.
Dalai Lama é o chefe de estado e líder espiritual do Tibete. Atualmente, ele reside em um complexo perto da cidade de Dharamshala, no norte da Índia. Ele fugiu para o país em 1959, após promover um levante contra o domínio chinês.
Considerado um líder separatista, Dalai Lama trabalhou para conquistar a autonomia linguística e cultural na região. Por seus esforços, ele recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1989.
Saiba Mais
- Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil
- Empresas não protegem crianças na internet, dizem 9 em cada 10 pessoas
- Veja as regras para acolhimento de crianças ameaçadas de morte
- MP-MA fiscaliza presença de crianças e adolescentes em bares em São Bento e Bacurituba
- Educação é o grande desafio de crianças e jovens, nos 31 anos do ECA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.