Presidente Dutra

Conferência em Presidente Dutra reúne mais de 200 pessoas

Divulgação / Secom

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

PRESIDENTE DUTRA - "A gestão adequada dos resíduos sólidos converge para o chamamento do governo e da sociedade para um amplo e permanente debate em busca de soluções para o enfrentamento desse grande desafio", disse a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Eliane Alhadef, ao abrir a Conferência Regional do Meio Ambiente, em Presidente Dutra. O evento foi realizado ontem (24), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Rua Adelino Barros, n° 500, Centro.

Alhadef, que representou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, disse, ainda, que desde o ano passado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) discute de forma participativa o Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Todos estes instrumentos reúnem um conjunto de diretrizes e ações a serem adotadas por todos nós em busca da gestão integrada, compartilhada e adequada dos resíduos sólidos. A implementação dessas diretrizes asseguram, principalmente, a qualidade de vida a todos os maranhenses", destacou.

Na ocasião, Alhadef chamou à atenção dos participantes para a grande preocupação do estado com a preservação dos recursos naturais e com a boa qualidade ambiental. "Por isso as discussões nas conferências são necessárias e fundamentais pela urgência em gerenciarmos de forma adequada os resíduos sólidos", disse.

O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, foi representado pelo secretário de Assuntos Extraordinários do Município, Jurandir Carvalho. Na ocasião, Carvalho destacou a importância da realização do evento no município e disse que espera que essa regional renda boas propostas e que elas sejam aproveitadas nas etapas estadual e nacional da Conferência do Meio Ambiente.

Também participaram da abertura da Conferência Regional o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Presidente Dutra, Robson Carvalho e a diretora Social da Associação Comercial de São João dos Patos, Adorina Sousa. A representante do segmento empresarial disse que espera que os empresários se sensibilizem com a necessidade de implementarem uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

Etapa preparatória

Para esta quarta etapa preparatória da Conferência Estadual do Meio Ambiente, foram mobilizados representantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas e instituições de ensino e pesquisa e membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público de 29 municípios. São eles: Barão de Grajaú, Capinzal do Norte, Colinas, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Jatobá, Joselândia, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Presidente Dutra, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São José dos Basílios, Santa Filomena do Maranhão, Senador Alexandre Costa, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e Tuntum.

Durante todo o dia eles debateram o tema "Gestão de Resíduos Sólidos no Maranhão" nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Em Presidente Dutra o Grupo de trabalho que mais atraiu interessados foi o que trata de educação ambiental.

O evento em Presidente Dutra, assim como em todas as conferências regionais, será encerrado com a divulgação dos resultados da eleição de delegados durante a Plenária Final da Conferência.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.