Fenômeno raro

VÍDEO: Passagem de meteoro é vista em Presidente Dutra

Fenômeno foi visto em diversas cidades brasileiras na madrugada deste sábado (13).

Imirante.com

Atualizada em 13/07/2024 às 18h38

PRESIDENTE DUTRA - A passagem de um meteoro pelo céu foi vista em diversas cidades do Brasil, na madrugada deste sábado (13). Em Presidente Dutra, no interior do Maranhão, os moradores ficaram intrigados com o fenômeno.

Um vídeo, capturado por uma câmera de segurança de um estabelecimento da BR-135, registrou o momento em que o meteoro cruza o céu, por volta das 00h11 deste sábado. Veja o registro acima. A passagem do meteoro também foi vista em cidades do Ceará, Piauí e Pernambuco.

De acordo com Edwar Montenegro, físico e integrante da União Brasileira de Astronomia (UBA), a Terra está passando por um fenômeno chamado "Delta Aquáridas". Durante esse período, diversos meteoros entram na atmosfera terrestre, o que aumenta a probabilidade de ver esses eventos luminosos.

O astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) explica que o fenômeno é raro de se presenciar. "No início da madrugada de hoje, por volta de 0h10 um grande meteoro foi avistado no interior do Ceará. Existem relatos desde a região do Cariri, Inhamuns até a Ibiapaba. Foi um meteoro muito brilhante, a luminosidade dele é equivalente à do sol. Para vocês terem uma ideia, é muito raro meteoro dessa magnitude."

Fenômeno não oferece riscos

Segundo o capitão Romário Fernandes, professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, geralmente a passagem de um meteoro não oferece riscos, já que eles podem se desintegrar ou explodir na atmosfera.

"Normalmente explodem, se desintegram. Dependendo de como tiver sido essa fragmentação, em que altura ela aconteceu, ela pode gerar fragmentos maiores ou menores, que vão cair no solo da terra e a gente chama esses fragmentos de meteoritos", disse.

O professor explica ainda que a causa do clarão visto durante a passagem do meteoro é causado pelo aquecimento da rocha espacial durante a entrada na atmosfera terrestre.

"Quando esse asteroide ou meteoroide entra na atmosfera da terra, ele acaba comprimindo os gases da atmosfera e isso gera um aquecimento, que aquece o gás e aquece a própria rocha. Esse aquecimento leva ao fenômeno luminoso, o que a gente chama de meteoro. [...] A gente fala de uma 'fireball', que é justamente essa bola de fogo aparente, que está associada a objetos maiores, que entram em alta velocidade na atmosfera e que acabam sofrendo um aquecimento muito alto", afirma Romário Fernandes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.