Jusitça

MP-MA recomenda programa de acolhimento a crianças

Recomendação atende indivíduos afastados do convívio familiar.

Imirante.com, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
MP-MA emite recomendação ao município de Poção de Pedras.
MP-MA emite recomendação ao município de Poção de Pedras. (Arte: Imirante.com)

POÇÃO DE PEDRAS - A Promotoria de Justiça da Comarca de Poção de Pedras emitiu, no último dia 20 de abril, uma recomendação para que seja providenciada a criação e implementação do programa Família Acolhedora no município. O documento foi encaminhado ao prefeito Augusto Inácio Pinheiro Júnior e à presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francisca de Fátima Oliveira da Silva.

Na recomendação, a promotora de Justiça Raquel Madeira Reis lembra que Poção de Pedras não conta com entidade de acolhimento, o que evidencia a urgente necessidade de reforço da rede de proteção municipal. Ela ressalta que o programa Família Acolhedora deve ter preferência em relação a qualquer outra forma de acolhimento.

O programa propicia a crianças e adolescentes acolhimento em ambiente familiar, atendimento individualizado e preservação dos vínculos comunitários, sem o objetivo de afastar ou substituir definitivamente a família de origem, mas sim fortalecê-la de forma a possibilitar a reintegração familiar ou, em caso de comprovada impossibilidade, a sua colocação em família substituta.

Foi recomendado ao prefeito de Poção de Pedras que adote todas as medidas administrativas e legais, em especial a iniciativa legislativa, para a implementação do programa como modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva.

À presidente do CMDCA foi recomendado que se tomem as providências necessárias para que o conselho inicie os debates a respeito do programa, definindo estratégias de operacionalização de acordo com as peculiaridades locais e as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e outras normas do Sistema Único de Assistência Social.

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), também, recomenda que seja elaborado um plano de ação que coloque o programa de acolhimento familiar como um dos destinatários prioritários dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Posteriormente, o CMDCA deverá estabelecer um percentual do Fundo para o financiamento complementar da implementação e fomento do programa de acolhimento familiar no município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.