Protesto

Manifestantes bloqueiam a MA-204 contra reintegração de posse, diz polícia

Pneus foram incendiados no meio da pista na manhã deste sábado (17).

Imirante.com

Atualizada em 18/12/2022 às 08h11

PAÇO DO LUMIAR – Um protesto de moradores do Residencial Lula bloqueia um trecho da MA-204, perto do residencial Cidade Verde, em Paço do Lumiar, na manhã deste sábado (17).

Segundo informações do comandante do 22º BPM, tenente-coronel Zadock, os manifestantes invadiram uma área de Paço do Lumiar e são contrários a uma reintegração de posse. De acordo com ele, já há uma determinação judicial que os obriga a deixar o terreno.

Os moradores interditaram a rodovia estadual com pneus, pedaços de madeira e atearam fogo. Os motoristas que tentam trafegar pelo local estão buscando outro caminho.

Protesto deixa trecho da MA-204 interditado. (Foto: Wagner Moura)
Protesto deixa trecho da MA-204 interditado. (Foto: Wagner Moura)

Ainda segundo o comandante Zadock, a equipe policial que está presente na localidade tenta dialogar com os manifestantes para que eles desobstruam a pista o quanto antes.

Posicionamento do Estado

Em nota, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) se manifestou sobre a situação dos moradores. Leia a íntegra:

"A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (Coecv), informa que analisou o caso do Residencial Lula, em Paço do Lumiar, e constatou que trata-se de uma ocupação coletiva, mas não consolidada. Esse fato implica na impossibilidade de atuação da Comissão em relação ao caso, conforme seu regime interno e as recomendações do Manual de Diretrizes Nacionais para a Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva.

Diante disso, a Coecv buscou contato com o proprietário para vislumbrar uma mediação, mas não conseguiu efetivá-la. Após análise, a Comissão despachou o caso para a Secretaria de Estado da Segurança (SSP) informando que, em razão do Regimento Interno, não possui medidas aplicáveis ao caso e orientando que o cumprimento seja realizado com base nas diretrizes da Ouvidoria Agrária Nacional".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.