Reintegração de posse

VÍDEO: Centenas de famílias são despejadas de fazenda em Açailândia

Ação de reintegração de posse foi cumprida com suporte da Polícia Militar.

Tatyna Viana / Imirante

Mais de 150 famílias ocupavam a fazenda São Bento, em Açailândia.
Mais de 150 famílias ocupavam a fazenda São Bento, em Açailândia. (Reprodução / Redes Sociais)

AÇAILÂNDIA - Uma área localizada na zona rural do município de Açailândia, a 562 km de São Luís, foi cercada por policiais militares nesta quarta-feira (30), durante uma ação de reintegração de posse. Mais de 150 famílias que ocupavam a fazenda São Bento há pelo menos um ano tiveram de deixar o local, que é propriedade da empresa Suzano.

Na decisão de reintegração de posse, consta que foram verificadas áreas de queimadas e desmatamentos após a ocupação das famílias, além de crimes ambientais. Há um ano, a empresa registrou um boletim de ocorrência da invasão, e, segundo a decisão do Tribunal de Justiça, houve resistência dos ocupantes em ouvir propostas de acordo para uma desocupação amigável. 

A desembargadora Maria Francisca Gualberto considerou ainda que a ocupação aconteceu após o período crítico da pandemia e em áreas de reserva legal. A fazenda tem 12 mil hectares e, segundo a empresa, mais da metade é área de preservação ambiental.

Em nota à imprensa, a Suzano falou sobre o processo de reintegração de posse, ressaltando que seguiu todos os trâmites legais e apresentou medidas de gestão cabíveis aos ocupantes da fazenda.

Confira a nota na íntegra:

"A Suzano reconhece a relevância da sua presença nas regiões onde atua e sempre prioriza o diálogo aberto e transparente, de maneira equilibrada. Em qualquer ação nos territórios onde está presente, a Suzano prioriza relações amigáveis com as comunidades. Importante também destacar que a empresa segue rigorosamente a legislação brasileira e as melhores práticas socioambientais.

No caso mencionado, a área da Suzano onde foi realizada a ação estava ocupada irregularmente e vinha sendo alvo de atividades ilegais e danosas, tanto ao meio ambiente, colocando em alto risco as áreas de preservação ambiental, quanto às comunidades do seu entorno. 

Importante reforçar que a empresa seguiu rigorosamente todos os trâmites legais para a execução da reintegração, inclusive visando garantir uma reintegração humanizada. Para tanto, contratou uma instituição empresarial que, durante o processo de reintegração, realiza a gestão social, reduzindo os impactos causados pela ação, trazendo uma abordagem humanizada e apresentando medidas de gestão cabíveis aos ocupantes.

Após a reintegração da área, a Suzano pretende não só retomar suas atividades produtivas, gerando trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento do estado, como também continuar seus investimentos sociais e ambientais em todo território. Esta é uma região de extrema importância para os maranhenses e nós da Suzano trabalharemos sempre para cooperar com o crescimento sustentável da região".

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.