Em Montes Altos

Ação de saúde é realizada para indígenas em aldeia maranhense

Até o dia 18 de setembro, deverão ser realizadas cerca de 480 cirurgias, além de atendimentos especializados. A ação é realizada, na Aldeia São José, em Montes Altos (MA).

Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
A ação é realizada, na Aldeia São José, em Montes Altos (MA).
A ação é realizada, na Aldeia São José, em Montes Altos (MA). (Foto: Divulgação)

MONTES ALTOS - Cerca de 800 indígenas do Maranhão devem ser beneficiados com atendimentos especializados e procedimentos de média complexidade, que inclui cirurgias, até o dia 18 de setembro, na Aldeia São José, município de Montes Altos (MA). Trata-se da 41ª Expedição da Saúde, atividade apoiada pelo Programa Sesai em Ação – Saúde Indígena Brasil Adentro, implementada por meio de uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a organização não-governamental Expedicionários da Saúde (EDS), Ministério da Defesa e governos locais.

A previsão é de que sejam realizadas aproximadamente 480 cirurgias, principalmente de correção de hérnias e catarata. A população da aldeia, de cerca de 1,1 mil pessoas, bem como os acompanhantes dos pacientes, também poderá receber atendimento especializado em pediatria, ginecologia, clínica geral e oftalmologia, este último com doação de óculos aos que necessitarem de correção visual.

“A realização destes procedimentos na própria aldeia evita o deslocamento dos indígenas de suas comunidades, para atendimento na rede referenciada do SUS, trazendo maior conforto aos pacientes e seus acompanhantes e também potencializa a aplicação dos recursos destinados à saúde indígena”, defende o secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, que nesta quinta-feira (13), irá conferir de perto o trabalho que está sendo desenvolvido na Aldeia São José.

O Ministério da Saúde investe, em cada operação em parceria com a EDS, cerca de R$ 2,5 milhões, destinados a todo o apoio logístico e também adequação da infraestrutura do local, entre outras providências. Iniciadas em 7 de setembro, as atividades envolvem a atuação de cerca de 100 trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena Maranhão (DSEI-MA) e 60 voluntários da EDS, além de militares do Exército e da Aeronáutica, que dão apoio logístico no transporte de equipamentos, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, garantindo ainda a segurança do local e apoiando a organização das refeições. Para a realização de cirurgias na aldeia, foi necessário o transporte de cerca de 17 toneladas em equipamentos. O resultado são dois centros cirúrgicos, onde deverão ser realizados cerca de 50 procedimentos diários.

Os indígenas da região passaram por triagem, a cargo dos profissionais da saúde indígena, que também foram responsáveis pela adequação da infraestrutura da aldeia para sediar a ação. Ao longo de todo o período, os trabalhadores do DSEI-MA estarão mobilizados para o acolhimento aos pacientes e acompanhantes que chegarão de outras comunidades, garantindo hospedagem e alimentação para todos.

DSEI Maranhão

O Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão atende a uma população de mais de 36 mil indígenas, distribuídos em 420 comunidades, presentes em 20 municípios do Estado. O Maranhão conta com povos de oito etnias, três das quais na área do polo base Amarante: Guajajara, Gavião e Krikati.

Expedicionários da Saúde

A organização não-governamental Expedicionários da Saúde foi criada em 2003 por um grupo de médicos voluntários dispostos a levar medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, a comunidades indígenas, especialmente aquelas localizadas em áreas de difícil acesso. Por meio de um Complexo Hospitalar Móvel, a EDS organiza três expedições anuais com tecnologia de ponta e médicos voluntários para realização de cirurgias e orientação do pré e pós-operatório, além de atendimento clínico, pediátrico, ginecológico, oftalmológico, ortopédico, odontológico e treinamento dos profissionais de saúde locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.