MONTES ALTOS – Os moradores do assentamento Novo Horizonte, localizado na margem da MA-280, em Montes Altos, reclamam da falta d’água e solicitam providências do governo estadual para conclusão da obra de instalação do sistema de abastecimento de água no assentamento.
O convênio, firmado entre o município de Montes Altos e a Secretaria Estadual das Cidades, é no valor de R$ 450.000, mas teve apenas 5% do total liberado, ainda no governo passado. A contrapartida, orçada em R$ 23.684,22, é de responsabilidade da Prefeitura de Montes Altos.
Dois poços artesianos chegaram a ser perfurados no ano passado nas localidades de Novo Horizonte e Firmeza, porém o sistema de distribuição de água está inacabado devido à falta de recursos.
“Temos clamado ao prefeito, aos vereadores, deputados estaduais e ao governador para que sensibilizem com o drama das famílias, principalmente, das crianças e idosos que dependem desse precioso líquido para necessidades básicas no assentamento Novo Horizonte”, desabafou o morador Pedro da Silva.
Sem opção, a comunidade é obrigada a lavar roupas com água suja, pegar água para as atividades domésticas em locais muito distantes e beber água de açudes, sem o mínimo de tratamento. Devido à situação calamitosa, os moradores do assentamento ameaçam interditar a MA-280 para chamar a atenção dos governantes.
O assunto foi discutido na Câmara Municipal durante a sessão desta sexta-feira. O presidente em exercício, vereador Edelson Martim, disse que desde o começo do ano os vereadores se mobilizam solicitando melhorias para a comunidade.
“Diversas reivindicações foram solicitadas não somente à Prefeitura de Montes Altos, como também ao governo do Maranhão, porém o que falta é a liberação dos recursos do convênio para conclusão dessa importante obra aos moradores dos povoados Novo Horizonte, Firmeza e Água Boa”, disse.
Saiba Mais
- Moradores interditam avenida em protesto contra a falta d’água em Imperatriz
- Bairro de Imperatriz está sem água há mais de sete meses
- Consumidor deve comprovar dano para garantir direito ao ressarcimento
- Bairros da região central de São Luís ficarão sem água nesta sexta-feira (18)
- Moradores protestam contra falta d'água em bairros de Imperatriz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.