MONTES ALTOS – Remanescentes da reserva indígena Krikati, ameaçam interditar a MA-280, onde 32 famílias permanecem há um ano e sete meses acampadas às margens da MA, na altura da entrada do povoado Porão, em Montes Altos, em protesto contra a falta de atenção aos sem-terra.
De acordo com a presidente da Associação dos Sem-Terra Canaveral, Carmelita Cardoso da Silva, “é preciso agilizar o processo e deslocar um perito para vistoriar a área destinada para fins de reforma agrária”. “Após essa vistoria, que será encaminhada a documentação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra”, disse.
Ela contou que as famílias estão abrigadas em situação precária em barracos de palha e alguns cobertos por lonas plásticas. “Esses barracos estão caindo pela ação do tempo, pois está difícil encontrar madeira e palha para reconstruí-los”, confessa.
Carmelita Cardoso lembra que a situação social é caótica das crianças, mulheres gestantes e idosos que não desfrutam de água potável e o mínimo de estrutura para se alojar, pois dependem dessa regularização agrária para iniciar uma ‘nova vida’ no município de Montes Altos.
“Se a situação persistir, iremos cortar a estrada MA-280 e ocupar a sede do Incra, em Imperatriz”, avisa ela, que pretende mobilizar a sociedade para que o problema dos sem-terra, que aguardam há quase dois anos, seja solucionado pelas autoridades competentes.
A presidente da Associação Canaveral considera insustentável a situação das 32 famílias que estão alojadas às margens da MA-280. “Queremos dar um ponto final nessa situação, inclusive bloqueando por tempo indeterminado essa rodovia estadual”, finalizou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.