Resumo da semana

Carro invade farmácia, criança indígena morta pelo próprio pai e transporte irregular de estudantes: veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 15 a 21 de junho.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 15 a 21 de junho.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Domingo (15)

Em 2024, 68.159 pessoas apresentaram pedidos de refúgio no Brasil – um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base no Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).

Segundo o relatório Refúgio em Números 2025, a nacionalidade com o maior número de solicitantes de refúgio no Brasil foi a venezuelana, com 27.150 pedidos, seguida por cubanos (22.288) e angolanos (3.421). Ao todo, o Brasil recebeu solicitações de refúgio de pessoas oriundas de 130 países.

O documento destaca “crescimento expressivo” no número de solicitações feitas por cubanos, que registraram variação positiva de 94,2% em relação a 2023.

Segunda-feira (16)

Um carro invadiu uma farmácia e atingiu uma pessoa na noite desse domingo (15), na avenida dos Holandeses, próximo à antiga rotatória do Caolho. 

O acidente deixou alguns danos materiais, além da pessoa que ficou ferida. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
O acidente deixou alguns danos materiais, além da pessoa que ficou ferida. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A pessoa ferida, não foi identificada, mas foi atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao hospital.

Segundo informações policiais, o motorista perdeu o controle do carro, subiu a calçada e invadiu o estabelecimento. A farmácia estava aberta, com a presente de alguns clientes e funcionários. O acidente deixou alguns danos materiais, além da pessoa que ficou ferida.

Terça-feira (17)

Uma criança indígena, de três anos, foi morta por um tiro de espingarda disparado pelo próprio pai, segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), na Aldeia Borges, situada a 26 km do município de Amarante do Maranhão. O caso foi registrado por volta das 18h dessa segunda-feira (16).

Arma de fogo foi apreendida pela polícia. (Foto: Divulgação)
Arma de fogo foi apreendida pela polícia. (Foto: Divulgação)

De acordo com informações policiais, o homem, identificado como Wesley Santos Miranda, teve uma discussão com a esposa. Durante o desentendimento, ele atirou e atingiu a criança, Mizael Guajajara, que estava no colo da mãe em uma rede. Ele morreu no local.

Ainda segundo informações policiais, a mulher relatou que foi ameaçada e agredida fisicamente por seu companheiro. No momento da agressão, amamentava a criança no colo quando o suspeito entrou e efetuou o disparo em sua direção. O tiro atingiu a mãe da criança de raspão na região torácica esquerda, de acordo com a polícia, entre o braço e o seio, enquanto o filho foi atingido na região abdominal.

Quarta-feira (18)

Moradores da comunidade de Nova Jerusalém, em São José de Ribamar, denuncia a precariedade do transporte público estudantil, no qual os alunos estão sendo levados para a escola em uma caminhonete, no estilo 'pau de arara'.

Segundo os moradores, os estudantes da Escola Municipal Ricardo Ribeiro da Silva, localizada na praia de Guarapiranga, enfrentam diariamente uma jornada marcada por riscos, improvisos e falta de infraestrutura adequada.

Desde há menos de uma semana, crianças e adolescentes de entre 6 e 14 anos têm sido levados à escola em um veículo sem condições de segurança, carregado em cima de uma caminhonete, sobre buracos e com pouca ou nenhuma proteção às crianças.

Quinta-feira (19)

Nessa terça-feira (17) um homem, identificado como André Araújo Ferreira, de 28 anos, foi assassinado com um golpe de faca na cidade de Bacabal, no interior do Maranhão. O suspeito de praticar o crime foi preso em flagrante.

Eriberto Figueira Barbosa Filho. Foto: Reprodução/Redes sociais
Eriberto Figueira Barbosa Filho. Foto: Reprodução/Redes sociais

André Araújo era integrante da igreja evangélica Assembleia de Deus e um dos responsáveis por um projeto de reabilitação para dependentes químicos em Bacabal. Segundo a polícia, o autor do crime foi Eriberto Figueira Barbosa Filho, de 49 anos, que frequentava o mesmo projeto social.

Segundo testemunhas, Eriberto Figueira estava na igreja, quando desferiu um profundo golpe de faca no peito de André, que ainda correu, mas caiu morto em uma calçada, no bairro Santa Clara. Após o crime, Eriberto tentou se esconder em uma oficina mecânica, mas foi pego por moradores da cidade, que acionaram a Polícia Militar.

Sexta-feira (20)

O Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão apreendeu, nesta semana, sete animais silvestres que eram mantidos irregularmente em um sítio localizado na zona rural do município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. Os animais estavam confinados em espaços improvisados, sem infraestrutura adequada e apresentavam sinais de abandono.

Entre os bichos encontrados pela polícia estava um Emu, ave típica da Austrália que não pertence à fauna brasileira. (Foto: reprodução / TV Mirante)
Entre os bichos encontrados pela polícia estava um Emu, ave típica da Austrália que não pertence à fauna brasileira. (Foto: reprodução / TV Mirante)

Entre os bichos encontrados pela polícia estava um Emu, ave típica da Austrália que não pertence à fauna brasileira. Segundo o Batalhão Ambiental, o Emu é considerado a segunda maior ave terrestre do mundo, podendo atingir até dois metros de altura. A presença da espécie chamou a atenção dos policiais.

A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima. No local, além do Emu, foram resgatados outros animais silvestres que não possuíam autorização para serem criados em cativeiro. De acordo com a polícia, há indícios de que o sítio funcionava como depósito para posterior comercialização ilegal dos animais.

Sábado (21)

O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue em nível de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento em 18 as 27 unidades da Federação. O documento também mostra que as hospitalizações por SRAG nas crianças pequenas, associados ao vírus sincicial respiratório (VSR), seguem em alta em vários estados das regiões Centro-Sul, Nordeste e Norte.

Resumo do Boletim InfoGripe -- Semana Epidemiológica (SE) 20 2025. (Foto: Gráfico/Infogripe/Divulgação)
Resumo do Boletim InfoGripe -- Semana Epidemiológica (SE) 20 2025. (Foto: Gráfico/Infogripe/Divulgação)

Ao nível nacional, observa-se aumento de SRAG tanto nas tendências de longo quanto de curto prazo. Esse cenário está relacionado ao crescimento dos casos de SRAG por influenza A e VSR em diversos estados do país. No Maranhão, em dados coletados entre os dias 11/05 e 17/05, o estado apresentou um alto risco ao nível de atividade, além de uma alta taxa de probabilidade de crescimento ao longo das seis últimas semanas, com valores maiores que 95%.

São Luís, capital do estado, está presente na lista de capitais que apresentam nível de atividade de SRAG em alerta, risco ou alto risco – relacionado às últimas duas semanas – com sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, ou seja, as últimas seis semanas até a semana 24. O documento ainda identifica outras 13 das 27 capitais que apresentam também os mesmos níveis: Aracajú (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Teresina (PI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.