Negócios

Cresce a abertura de empresas no primeiro trimestre no Maranhão

As cidades que mais atraíram a abertura de empresas foram São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Balsas e Timon.

Imirante, com informações da Secom

As atividades econômicas que se sobressaíram entre as empresas abertas estão as de transporte, administração, educação, alojamento e alimentação.
As atividades econômicas que se sobressaíram entre as empresas abertas estão as de transporte, administração, educação, alojamento e alimentação. (Divulgação)

MARANHÃO - No primeiro trimestre de 2024 foram abertas 14.379 empresas no Maranhão, o maior número da série histórica de formalizações no trimestre e um aumento de 6% em comparação ao mesmo período de 2023. Os setores com maior taxa de crescimento foram os de serviço, agropecuária e construção. Os dados são do Boletim Empresarial, gerado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), nessa sexta-feira (12), que fornece indicadores detalhados do quantitativo de empresas registradas no estado.

Segundo o boletim, as cidades que mais atraíram a abertura de empresas foram São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Balsas e Timon.

O estudo também mostra que no período houve uma leve predominância dos empreendedores do sexo masculino com um crescimento de 10% nos negócios comandados pelos homens. Já o número de empreendedoras inscritas teve um aumento de 6,8%.

As atividades econômicas que se sobressaíram entre as empresas abertas estão as de transporte, administração, educação, alojamento e alimentação. Já os pequenos negócios representam 95% do total das formalizações nos três primeiros meses de 2024. São mais de 13 mil negócios desse porte movimentando a economia, gerando emprego e renda no início do ano para os maranhenses.

Outro dado positivo desse primeiro trimestre está relacionado à formalização de grandes empresas que tiveram um aumento de 100% em relação à 2024.

Ações de desburocratização

Uma série de iniciativas do governo do Estado, por meio da Jucema, para simplificar o ambiente de negócios estão sendo concretizadas nos últimos meses. A mais recente é a integração do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária ao sistema Empresa Fácil que possibilita que a emissão de licenciamentos seja totalmente online, ou seja, o procedimento deixa de ser presencial e passa a ser de maneira mais rápida e segura para que as empresas/cidadãos possam exercer suas atividades dentro da regularidade.

Os dados empresariais estão disponíveis no painel estatístico da Jucema e o Boletim Empresarial no site da Jucema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.