Apreensões

PRF apreende comprimidos de anfetamina com quatro caminhoneiros na BR-010

A importação e comercialização dessa substancia é ilegal no Brasil. O uso da substância é proibido pela Anvisa.

Imirante, com informações da PRF-MA

Comprimidos apreendidos são proibidos pela Anvisa.
Comprimidos apreendidos são proibidos pela Anvisa. (Foto: Divulgação/PRF-MA)

MARANHÃO - Quatro fiscalizações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa terça-feira (9), no km 260 da BR-010, em Imperatriz, e no km 320 da BR-010, no município de Açailândia, resultaram na apreensão de 73 comprimidos de anfetamina, popularmente conhecidos como “rebites”.

O primeiro caso aconteceu em Açailândia por volta das 21h30min. Durante fiscalização de trânsito, uma equipe da PRF abordou um caminhão de cor prata. Enquanto verificavam os documentos apresentados pelo condutor, os policiais questionaram sobre a presença de algo ilícito no interior do veículo, ocasião em que o motorista admitiu a posse de 13 comprimidos da anfetamina, substância proibida e comumente utilizado para inibir o sono durante longas viagens. 

O homem voluntariamente os entregou aos policiais. Quando perguntado sobre a origem e a frequência de uso da substância, o condutor alegou não saber a data e local de aquisição, afirmando que transportava os compridos para consumo próprio durante suas viagens.

Ainda em Açailândia, por volta das 22h10min, agentes da PRF realizavam outro comando de fiscalização, quando abordaram um caminhão de cor azul. Durante a fiscalização, questionado sobre a presença de ilícitos no interior do veículo, o condutor também admitiu possuir alguns comprimidos de anfetamina para uso próprio no interior do caminhão. 

Ao ser solicitado, o homem entregou à equipe policial 10 comprimidos. Assim como na ocorrência anterior, ao ser questionado sobre a origem e a frequência de uso da substância, o motorista também alegou utilizá-la para consumo próprio durante suas viagens.

Já no município de Imperatriz, por volta das 22h15min, uma outra equipe da PRF abordou um caminhão em uma fiscalização de trânsito. Durante a abordagem, os policiais encontraram 40 comprimidos de anfetamina no interior do veículo. Não muito tempo depois, por volta das 22h40min, novamente em Imperatriz, um outro caminhão também foi abordado por uma equipe da PRF e durante busca veicular os policiais encontraram 10 comprimidos de anfetamina na cabine do motorista.  

Diante das circunstâncias, nas quatro ocorrências, restou configurado, a princípio, crime de porte ilegal de droga para consumo próprio. Por ser considerado pela legislação vigente como crime de menor potencial ofensivo, os condutores assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado pela PRF, comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimados. 

A anfetamina é um tipo de substância psicoativa que afeta o sistema nervoso central. Ela é conhecida por sua capacidade de inibir o sono, dando uma falsa sensação de diminuição da fadiga, uma característica que tem levado alguns motoristas a fazer uso indevido dessa substância para prolongar suas viagens. No entanto, o uso da anfetamina é expressamente proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos graves riscos à saúde e aos perigos associados à condução sob a influência dessa substância nociva. A importação e comercialização dessa substancia é ilegal no Brasil.

Somente em 2023, mais de 1.780 desses comprimidos, conhecidos como "rebites", foram retirados de circulação pela PRF nas rodovias federais que cortam o Estado do Maranhão, o que representa um aumento em mais de 70% se comparado ao ano de 2022. Esse aumento ressalta a intensificação do enfrentamento a esse tipo de crime, que compromete sobremaneira a segurança viária. Porém, também aponta para o triste fato de que alguns condutores ainda persistem na utilização criminosa dessa substância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.