Chuva no fim de semana

Maranhão tem dois alertas de chuvas intensas nestes últimos dias de março

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou dois avisos de chuvas intensas para o Estado: laranja e amarelo.

Imirante.com

Atualizada em 03/04/2024 às 11h33
Ao longo do mês de março, as regiões da faixa norte e nordeste do Brasil foram marcadas por um aumento significativo na ocorrência de chuvas. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
Ao longo do mês de março, as regiões da faixa norte e nordeste do Brasil foram marcadas por um aumento significativo na ocorrência de chuvas. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - No Maranhão, o Sábado de Aleluia (30) começou com sol em muitas áreas, porém, fortes pancadas de chuva são esperadas, com altos volumes acumulados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou dois avisos de chuvas intensas para o Estado: laranja e amarelo. Os alertam são válidos até este Domingo de Páscoa, 31 de março.

O alerta laranja que indica perigo aponta previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (entre 60 e 100 km/h). Apenas Alto Parnaíba não está entre os municípios maranhenses sob alerta laranja. No entanto, a cidade recebeu alerta amarelo de chuvas (20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h)

(Arte: Inmet)
(Arte: Inmet)
(Arte: Inmet)
(Arte: Inmet)

Defesa Civil orienta como se proteger durante chuvas

▪️ Áreas de encostas e morros: ao observar deslizamentos de terra, avise imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Não estacione próximo a torres de transmissão;

▪️ Evite áreas de inundação;

▪️ Não se abrigue debaixo de árvores. Pode haver quedas e descarga elétrica;

▪️ Procure um local seguro.

Ao longo do mês de março, as regiões da faixa norte e nordeste do Brasil foram marcadas por um aumento significativo na ocorrência de chuvas, fenômeno que é comum nessa época do ano. As tradicionais "águas de março" se fizeram presentes de forma vigorosa, trazendo consigo uma série de impactos para os Estados dessas regiões, segundo o site ClimaTempo.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), conhecida por sua influência na formação de chuvas na região, teve sua atividade exacerbada.

Veja também os cuidados dentro de casa durante o período chuvoso:

É preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, segundo a Equatorial Maranhão, é recomendado:

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.