Por causa das chuvas

Defesa Civil Nacional reconhece Estado de Calamidade Pública na cidade de Santa Inês

A Prefeitura de Santa Inês poderá solicitar recursos do governo federal para executar ações de assistência humanitária.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 16/04/2024 às 20h12
A cidade tem sido castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Foto: Reprodução
A cidade tem sido castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias. Foto: Reprodução

SANTA INÊS - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (16), de forma sumária o estado de calamidade pública na cidade de Santa Inês, no oeste do Maranhão. A cidade tem sido castigada pelas fortes chuvas dos últimos dias. A portaria com a medida foi publicada no Diário Oficial da União.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Com o reconhecimento de calamidade pública, a Prefeitura de Santa Inês poderá solicitar recursos do governo federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, de água potável, kits dormitório e de higiene.

Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.

Para solicitar recursos, a gestão municipal deve acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados.

Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Situação crítica 

Com o grande volume de chuva que atinge a região, comunidades ficaram isoladas por causa da cheia dos igarapés e de grandes alagamentos. Além disso, duas rodovias federais que cortam a cidade tiveram trechos interditados, após rompimento de pista.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na BR-316, os pontos onde aconteceram os desmoronamentos foram nos km 267 e 268. Segundo o DNIT, esses locais já foram entregues à circulação de veículos, em uma faixa. A previsão é que até quinta-feira (18), o Departamento libere o tráfego totalmente nos dois trechos.

Outro ponto de interdição em Santa Inês é na BR-222, no km 363. De acordo com o DNIT, a expectativa é que o trecho seja entregue à circulação de veículos neste fim de semana.

Na região, o DNIT espera ainda a chegada de uma ponte metálica, para colocar no trecho da BR-222, onde uma ponte caiu no dia 1º de abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.