Dia Mundial da Água

Perfuração de poços no Maranhão: como garantir acesso à água de forma regular?

Neste Dia Mundial da Água, o imirante.com conversou com o superintendente de recursos hídricos no Maranhão Victor Lamarão, que explicou a importância da regularização de poços para consumo da água.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h01
No Maranhão, para realizar a perfuração de um poço de forma regular, é necessário garantir uma outorga, emitida pela secretaria de recursos hídricos do Estado.
No Maranhão, para realizar a perfuração de um poço de forma regular, é necessário garantir uma outorga, emitida pela secretaria de recursos hídricos do Estado. (Biaman Prado/O Estado)

MARANHÃO – Uma prática antiga e recorrente, característica principalmente no interior do Maranhão, é a perfuração de poços para garantir o acesso a um recurso natural básico para a subsistência humana: água.

Contudo, apesar da familiaridade, não pode-se descartar a possibilidade dessa prática ser prejudicial em diversos aspectos quando feita de modo irregular. E o motivo disso é que, quando se trata de consumo, há uma necessidade ainda maior de garantir a melhor qualidade possível dessa água.

Leia mais: Saneamento básico: São Luís está entre as 20 cidades do país com piores serviços

“Nós fazemos parte de um país que foi colonizado. Então temos, por exemplo, a cidade de Alcântara que ainda possui poços construídos naquela época da escravidão. A gente ainda vê hoje em dia registros de como isso era tratado na época, e como de alguma forma isso se estende até hoje”, contextualiza o superintendente de recursos hídricos do Maranhão Victor Lamarão.

No Maranhão, para realizar a perfuração de um poço de forma regular, é necessário garantir uma outorga, emitida pela secretaria de recursos hídricos do Estado, já que a solução dos poços já é popularizada nas mais diversas regiões maranhenses.

Por que a perfuração dos poços se torna uma alternativa?

“A água é um recurso de uso emergencial, não é possível espera\r por ela. Hoje a legislação te possibilita ter um poço em casa. Porém, como é um recurso mineral e está sob o domínio, pela legislação, da união do Estado, você precisa ter uma espécie de autorização. Aí entra as diversas tipologias de autorização, da mais simples até a mais complexa. Como cidadão, é um direito ter acesso à água", enfatiza Lamarão.

O que tem sido feito para conscientizar e abastecer a população sobre a necessidade de autorização?

"A nossa população ainda não tem essa sensibilidade de conhecer e buscar. Sempre tentamos, através das campanhas, trabalhar as políticas públicas do que é necessário ter. Nas ações que fazemos no interior, há uma conversa sempre com a prefeitura e a comunidade", diz o superintendente.

Qual a importância de desenvolver políticas públicas como essas para a utilização desse recurso natural?"

"Porque a gente precisa conhecer aquela água. Precisamos conhecer aquelas características e saber como é que ela é utilizada. Porque nós também temos que resguardar a população e garantir um uso seguro e correto. Em muitos locais, a água naturalmente já não é potável para ingestão direta", finaliza Victor.

Sistemas de Abastecimento

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) divulgou que mais de mil famílias em várias cidades do Estado já receberam água potável pela SAF. Foram investidos mais de R$ 6,3 milhões na construção de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) beneficiando, principalmente, agricultores familiares que dependem da água para produção de alimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.