Agronegócio

Conab inicia etapa de mapeamento de lavouras de soja no Maranhão

Ação inclui lavouras nos municípios de Buriti, Brejo, Fortaleza dos Nogueiras, Mirador e Sucupira do Norte.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h09
Maranhão é destaque na produção de soja, principalmente na região sul do estado
Maranhão é destaque na produção de soja, principalmente na região sul do estado (Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o objetivo de aprimorar os dados sobre a produção de soja em todo o território nacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está novamente em campo para concluir a segunda etapa do mapeamento da soja nos estados do Maranhão e Piauí. Neste ciclo, a operação inclui as lavouras maranhenses de Buriti, Brejo, Fortaleza dos Nogueiras, Mirador e Sucupira do Norte, além de visitas aos municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, no Piauí.

A ação teve início nesta semana e deve seguir até o dia 19 de março. Durante a pesquisa, serão identificadas as lavouras de soja em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia específica.

A atividade faz parte de projeto da Conab em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o mapeamento da soja em todo o território nacional. A expectativa é realizar o mapeamento da safra 2021/22 desta cultura nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba).

A primeira etapa do trabalho ocorreu em janeiro, nos estados do Tocantins, Bahia e também em parte dos estados do Maranhão e Piauí.

As principais informações colhidas neste ciclo da região do Matopiba são o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases do seu desenvolvimento, entre outros, a fim de auxiliar e validar o mapeamento que será realizado posteriormente por imagens de satélite.

A Conab já desenvolve o mapeamento de 98% da área total de produção do país, a partir de análises do sensoriamento remoto comprovadas por verificações presenciais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.