Agronegócio

Lavoura de soja avança no Maranhão com 44% da área plantada já colhida

Condições climáticas favoráveis têm sido determinantes para o desempenho produtivo no sul do estado.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h05
Colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação
Colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação (Divulgação)

SÃO LUÍS -

A colheita da soja no estado do Maranhão tem avançado significativamente, conforme análise do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estima-se que cerca de 44% da área plantada já tenha sido colhida.

As condições climáticas favoráveis, sobretudo a distribuição e o acumulado de chuvas, têm sido determinantes para o diagnóstico dos resultados obtidos na condução das principais lavouras cultivadas no estado, com destaque para o desempenho produtivo obtido no sul do Maranhão, onde foram observadas lavouras de soja com produtividades médias em torno de 3.360 kg/ha (56 sacas/60kg/ha), o que representa um retorno relativamente favorável para o produtor, em termos de rentabilidade.

A colheita da soja tem avançado significativamente na medida em que as condições climáticas favorecem essa operação.

Milho

A semeadura e implantação das lavouras de milho 2ª safra no estado do Maranhão avançam na mesma proporção em que a colheita da soja também evolui.

A Conab estima que cerca de 75% da área desse cereal esteja plantada, com ênfase para um ligeiro incremento da área semeada que, segundos dados da pesquisa, foi fortemente influenciada pelas boas condições climáticas, que tem favorecido a colheita segura da soja (salvo algumas pontuais exceções em que o produtor teve dificuldade de colheita em função do volume de chuvas).

Mais informações sobre as principais culturas agrícolas no Maranhão e em todo o país podem ser conferidas no Boletim do 6º Levantamento da Safra 2021/22, divulgado no site da Conab.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.