MARANHÃO - O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), está liberando recursos de R$ 8 milhões para o financiamento de pesquisas por meio do Edital Universal. Este é o maior investimento em 13 anos de história do edital. O objetivo é fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da linha de ação Mais Ciência.
Podem se inscrever no edital, que está com inscrições abertas até o dia 1º de abril no link, professores pesquisadores com vínculo efetivo com uma Instituições de Ensino Superior (IES) ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão.
Leia também:
Lançado edital para contratação de professores no IEMA de Santa Inês
Assembleia Legislativa do Maranhão lança edital de concurso com salários de até R$ 14 mil
“Este é um edital muito esperando pela comunidade cientifica e que, em 2022, é lançado com o maior volume de recursos da história", afirmou o diretor-presidente da Fapema, André Santos, que explicou também que serão financiados projetos de pesquisa científica, em todas as áreas do conhecimento, com prazo de execução de até 24 meses.
“O edital está dividido em três faixas, A, B e C. Na faixa B, no qual podem concorrer pesquisadores com título de doutor, será reservado, no mínimo, o percentual de 60% dos recursos para candidatos oriundos de instituições públicas de ensino superior ou pesquisa sediadas no interior do Maranhão. Com isso, esperamos ampliar projetos de pesquisas no interior e também garantir mais oportunidade para os recém-doutores colocarem em prática seus estudos”, observou André.
Na faixa “A” podem concorrer pesquisadores com titulação de doutor que tenha vínculo com programa de pós-graduação stricto sensu, sediado no Maranhão, ou com programa em rede com ponto focal no Maranhão, na categoria de docente permanente. A faixa “C” é voltada, exclusivamente, para pesquisadores com título de mestre.
As propostas devem ser submetidas on-line, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na página da Fapema.
Saiba Mais
- Estudantes brasileiros são premiados em Olimpíada Internacional de Astronomia
- Pesquisa busca transformar bio-óleo como combustível automotivo
- Sistema vai detectar alterações no leite consumido no MA
- Inovação nas pequenas empresas é tema de pesquisa em ITZ
- Pesquisadora busca alternativas de utilização do pequi em Grajaú
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.