Mudanças

Hemomar segue novas regras para a doação de sangue após Covid-19

De acordo com as novas regras, quem teve a doença fica com o tempo de inaptidão reduzido de 30 para 10 dias.

Divulgação / Governo do Estado

Atualizada em 26/03/2022 às 18h29
Para quem teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19, o tempo de inaptidão é de sete dias após o último contato.
Para quem teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19, o tempo de inaptidão é de sete dias após o último contato. (Foto: Laécio Fontenele / Governo MA)

MARANHÃO - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Anvisa, está adotando novos critérios para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo SARS-CoV-2. De acordo com as novas regras, quem teve a doença fica com o tempo de inaptidão reduzido de 30 para 10 dias, após a completa recuperação, sejam casos leves ou moderados.

Ainda de acordo com as novas regras, pessoas assintomáticas também devem cumprir o mesmo prazo de inaptidão (10 dias), mas em relação a data de coleta do exame. Já quem teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19, o tempo de inaptidão é de sete dias após o último contato.

Leia também:

Hemomar registra mais de mil doações de sangue em uma semana; veja como doar sangue

Hemomar anuncia serviço de transporte para doadores de sangue no MA

Para a diretora geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Clícia Galvão, a mudança vai promover uma melhor movimentação no banco de sangue, com a diminuição do intervalo para doação das pessoas que contraíram a Covid-19. “A gente consegue fazer uma captação de forma melhor, inclusive das pessoas que estão assintomáticas, que conseguem se recuperar mais rápido da Covid-19 e vir de forma mais rápida fazer a doação de sangue. Essa redução de intervalo para doação vai nos ajudar muito”, frisou Clícia Galvão.

Protocolos

Para doar sangue, a pessoa precisa, entre outros pré-requisitos, estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Além dos pré-requisitos já conhecidos, antes da doação, o doador passa por uma triagem que avalia outros critérios.

O Hemomar é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e compõe a rede de Estado da Saúde. A unidade está localizada na Rua 5 de Janeiro, S/N, Jordoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.