Situação crítica

Com baixo estoque, Hemomar incentiva população a realizar doações de sangue

Nos meses de dezembro e janeiro, as doações no Hemomar costumam cair drasticamente.

Imirante.com, com informações do Governo do MA

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde. (Davidyson Damasceno / Agência Brasília)

MARANHÃO - O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) está sensibilizando doadores de sangue para reforçar o estoque de bolsas na unidade, que atualmente está passando por um nível considerado crítico. 

“Trabalhamos para atrair e conscientizar a população de que as doações recorrentes ajudam a manter os nossos estoques de bolsas de sangue em níveis adequados. São essas doações que nos possibilitam atender todas as demandas de transfusão de sangue aqui do Hemomar e também nos hospitais. É necessário que as pessoas entendam que o sangue é algo que a gente não compra, não é igual a medicamento, o sangue é algo que só conseguimos por meio da doação”, ressaltou Clícia Galvão, diretora do Hemomar. 

Nos meses de dezembro e janeiro, as doações no Hemomar costumam cair drasticamente. O publicitário Vicente de Paulo Martins Sousa compreende a importância das doações. Ele já doa sangue regularmente há mais de 30 anos. “Eu soube que uma bolsa nossa pode salvar até quatro vidas. É importante que as pessoas tenham empatia pelo outro e vejam que qualquer um de nós um dia pode precisar. Então meu pedido é: venham doar, façam sua doação voluntária, se preocupem com a sua vida e dos outros, é muito importante estar sempre pensando no próximo”, convocou. 

Estoque

Atualmente, o estoque de bolsas de sangue do Hemomar encontra-se em situação crítica, com 42 bolsas de sangue O+, 24 bolsas de sangue B+, 11 bolsas de sangue A+ e apenas três bolsas de sangue AB+. Em pior situação estão os sangues do tipo negativo: são apenas três bolsas de O-, duas bolsas de sangue A- e B-, e apenas uma bolsa de sangue AB-. A situação é ainda pior no estoque de plaquetas, para todos os tipos sanguíneos, que se encontra zerado. 

“Eu aconselho a quem puder vir que venha. Doar sangue é salvar vidas. O ato mais importante que existe é a pessoa ajudar o próximo, se eu pudesse sair daqui e doar de novo eu faria, mas não dá, tenho que esperar os dois meses. Quando não tenho para quem doar eu venho e faço a doação voluntária, o importante é ajudar”, ressaltou o montador Wagner da Conceição Garcia Araújo, que já doa sangue há mais de 10 anos. 

Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e estar descansado, entre outros critérios avaliados em triagem, a qual o doador é submetido antes da doação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.