Operação "Rota Sul"

Polícia prende suspeitos de furtar energia em cinco cidades do Maranhão

A operação ocorreu nas cidades de Grajaú, Itaipava do Grajaú, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios e Açailândia.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 26/03/2022 às 19h14
A operação teve como finalidade combater a prática de furto de energia pela região.
A operação teve como finalidade combater a prática de furto de energia pela região. ( Foto: Divulgação / Polícia Civil do Maranhão)

MARANHÃO - A Polícia Civil do Maranhão, realizou a operação policial “Rota Sul” de combate ao furto de energia elétrica em cinco cidades do interior do Estado. A operação ocorreu entre os dias 24 a 30 de outubro, nas cidades de Grajaú, Itaipava do Grajaú, Imperatriz, Vila Nova dos Martírios e Açailândia, e contou com o apoio de equipes da Equatorial Maranhão e peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM).

Leia também:

Polícia prende 12 pessoas por furto de energia elétrica em cidades do Maranhão

Médico e mais três pessoas são presos suspeitos de furto de energia no MA

O Departamento de Defesa de Serviços Delegados ( DDSD/ SEIC) acompanhou os profissionais do ICRIM que realizaram diversas perícias nos sistemas de medição de energia em residências e estabelecimentos comerciais resultando em 12 perícias, com vários autos de prisão em flagrante.

A operação teve como finalidade combater a prática de furto de energia pela região. Durante a atuação dos policiais, foram realizadas perícias nos sistemas de medição de energia elétrica em residências e estabelecimentos comerciais. Os suspeitos de cometerem as irregularidades foram presos em flagrante e, de acordo com a polícia, responderão pelos atos de furto de energia. Ao todo, foram realizadas 14 ações, sendo 8 flagrantes.

O furto de energia tem sido uma ação frequente praticada por pessoas que não seguem os critérios de segurança das distribuidoras de energia, o que torna a ação perigosa para todos que residem na região. Essa prática além de ser criminosa é passível de punições legais previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro (inclusive com pena de 1 a 8 anos de reclusão) e multa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.