Podcast

Imicast: observações psicanalíticas no comportamento dos faccionados

O jornalista e pesquisador Nelson Melo apresenta o podcast Guerra Urbana.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
(Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A Psicanálise é uma abordagem que pode ser utilizada para compreendermos aspectos comportamentais em vários contextos. Apesar das muitas críticas que recebe entre os especialistas e terapeutas, é útil em cenários marcados pela hostilidade, como o crime organizado. Os membros de facções criminosas renunciam ao Estado, que é entendido como “castrador”. Eles não aceitam as regras legais porque seguem seus próprios métodos.

O sentimento de culpa seria algo distante na mente dos faccionados, porque a felicidade é encontrada somente nos atos perversos que praticam ou em comportamentos que consideram úteis para a “quebrada”, como a regra do “proibido roubar na comunidade”. A Psicanálise é um bom recurso para descobrirmos por que decidem seguir um mundo marcado pela violência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.