Do Distrito 4490

Maranhense toma posse como governador do Rotary Internacional

O maranhense David Lima Gomes é empresário e associado do Rotary Club São Luís João Paulo.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
David Lima Gomes e sua esposa Luz Marina Xavier Guimarães. / Foto: Divulgação
David Lima Gomes e sua esposa Luz Marina Xavier Guimarães. / Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - Líderes do Distrito 4490 do Rotary Internacional, que compreende os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, estarão reunidos nesta sexta-feira (1°) em São Luís para a posse do novo governador do distrito, o maranhense, David Lima Gomes, empresário e associado do Rotary Club São Luís João Paulo. David Gomes substitui o cearense Paulo Dias. No evento também tomarão posse os presidentes dos clubes do Rotary em São Luís e contará com a presença de diversas autoridades, civis, militares e lideranças de instituições públicas e privadas.

O Rotary é uma organização humanitária que une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em milhares de comunidades no mundo. Está presente em 219 países, e tem 1.239.607 profissionais voluntários. No Brasil são 55.264 rotarianos e o Maranhão pertence ao Distrito 4490 que envolve ainda os Estados do Piauí e Ceará com 2.055 voluntários distribuídos em 77 clubes.

Dentre várias ações humanitárias, o maior legado do Rotary é a luta pela erradicação da paralisia infantil (pólio ou poliomielite) no mundo por meio do financiamento de pesquisas e doação de vacinas. Atualmente somente dois países ainda são endêmicos, Afeganistão e Paquistão.

Outro importante legado do Rotary Internacional é o Intercâmbio de Jovens entre 15 e 17 anos, que tem por objetivo proporcionar a mais 8 mil de jovens do mundo inteiro por ano a oportunidade de aprendizado cultural como embaixadores dos seus países. Este ano, o Distrito 4490 irá enviar 21 jovens a países como México, Estados Unidos, Dinamarca, Itália, França, Alemanha, Taiwan, Canadá e Coreia do Sul.

Jovens Intercambistas. / Foto: Divulgação
Jovens Intercambistas. / Foto: Divulgação

Um desses jovens é maranhense João Carlos Almeida Lopes, 16 anos, morador do bairro Bom Jesus no Polo Coroadinho, aluno do Centro de Ensino Médio Gonçalves Dias, que foi apadrinhado pelo Rotary Club São Luís João Paulo.

João Carlos Almeida Lopes, 16 anos. / Foto: Divulgação
João Carlos Almeida Lopes, 16 anos. / Foto: Divulgação

O presidente eleito do Rotary Internacional, John Germ, escolheu para o ano rotário 2016-2017 o lema Rotary a Serviço da Humanidade. Inspirado pela habilidade que a organização tem de reunir profissionais para alcançar metas desafiadoras, Germ disse que “este é o momento de maximizarmos o nosso sucesso, completando a erradicação da pólio e levando o Rotary a novos patamares de serviços à humanidade”.

O Rotary concentra seu trabalho em seis áreas de enfoque para ampliar impacto local e global em prol de causas específicas e, ao mesmo tempo, entende que cada comunidade tem suas próprias necessidades.

Por meio dos Subsídios Globais e de outros recursos, ajuda os clubes espalhados pelo mundo a concentrarem suas iniciativas nas seguintes áreas:

Promoção da paz

Atualmente, 65 milhões de pessoas são forçadas a se deslocar devido a conflitos armados e perseguição. Por meio de parcerias com diversas universidades, oferecemos até 100 Bolsas Rotary pela Paz por ano. Através deste programa, os bolsistas desenvolvem habilidades para fortalecer iniciativas pró-paz, treinar líderes locais e mediar conflitos, além de apoiar o trabalho de promoção da paz em áreas afetadas por conflitos.

foto

Combate a doenças

Mais de 100 milhões de pessoas são levadas ao nível da pobreza por causa de despesas médicas. Nós trabalhamos para melhorar e ampliar o acesso à assistência médica de baixo custo ou gratuita em áreas menos desenvolvidas, e nossos associados mobilizam suas comunidades para ajudar na prevenção de doenças como poliomielite, HIV/Aids, malária, entre outras.

Fornecimento de água limpa

Mais de 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas e pelo menos três mil crianças morrem por dia em decorrência de doenças diarreicas causadas por água contaminada. Nossos projetos dão às comunidades a capacidade de desenvolver e manter sistemas hídricos e sanitários, e apoiam estudos nessas áreas.

Saúde de mães e filhos

Pelo menos sete milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem por ano devido a fatores como desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Para ajudar a reduzir este índice, nós fornecemos vacinas e antibióticos a bebês, melhoramos o acesso a serviços médicos essenciais e apoiamos o treinamento de funcionários da área da saúde.

Apoio à educação

Sessenta e sete milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação e mais de 775 milhões de pessoas com mais de 15 anos são analfabetas. Nosso objetivo é fortalecer a capacidade de as comunidades apoiarem a educação básica e alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nesta área e aumentar a alfabetização de adultos.

Desenvolvimento de comunidades

Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1,25 por dia. Nossos projetos melhoram o desenvolvimento econômico e comunitário, dão oportunidades de empregos produtivos e decentes para jovens e adultos, e contribuem para fortalecer empreendedores e líderes comunitários, sobretudo do sexo feminino, em regiões carentes.

O governador do Distrito 4490, David Gomes ressaltou a importância do Rotary Internacional para o mundo e destacou “Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, ampliarão as suas ações humanitárias com a realização de diversos projetos já consolidados no sentido de promover a cidadania das pessoas nas mais diversas comunidades assistidas.” Disse David Gomes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.