SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), por meio do Projeto "Cine Direitos Humanos nas Escolas: Um novo olhar para a cidadania" está implementando nas escolas da Rede Estadual de Ensino o Comitê Estudantil dos Direitos Humanos. A iniciativa faz parte da terceira etapa de execução do Projeto Cine Direitos Humanos nas Escolas.
O comitê tem como um de seus principais objetivos promover a articulação entre as políticas estaduais de educação e de direitos humanos nas ações desenvolvidas na escola, indicando os procedimentos para manter a temática contextualizada com as demais políticas públicas nesta área desenvolvidas pelo Estado.
Participam do comitê representantes das Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e Educação (Seduc), além de representantes dos pais de alunos, professores e dos próprios alunos. "Vale ressaltar que, na medida das necessidades, serão criadas comissões temáticas de acordo com as discussões apresentadas. Nesse sentido pode-se dizer que educar em Direitos Humanos trata-se de inserir no processo de formação, uma cultura dos direitos humanos", destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.
Para a superintendente de Promoção de Direitos Humanos da Sedihc, Guadalupe Barros, a ideia é manter nos alunos uma visão mais crítica e tolerável acerca de direitos humanos. "O nosso trabalho se fundamenta em propor aos alunos uma opinião crítica, pensando na transformação dos valores, atitudes e relações sociais na qual as pessoas possam estabelecer relações estáveis e harmoniosas entre si e o mundo", afirmou.
Cine Direitos Humanos
Com o objetivo de sensibilizar os alunos da rede estadual para a cultura dos direitos humanos a partir da utilização de práticas cinematográficas, buscando uma visão crítica e positiva de cidadania, nasceu em 2011 o “Projeto Cine Direitos Humanos nas Escolas: Um novo olhar para a cidadania", passando, desde então, a fazer parte do calendário fixo de atividades da Sedihc.
No ano de 2012, o projeto começou a ser executado em três escolas da rede estadual de ensino: UI Desembargador Sarney, UI Maria José Aragão e CE Benedito Leite, onde houve o lançamento do oficial do projeto, além da divulgação das sessões de filmes nas escolas.
Em 2013 o projeto foi desenvolvido nas escolas: UI Desembargador Sarney, CE YBacanga, CE Benedito Leite, UI Maria Aragão, CE Lúcia Chaves, onde foram debatidos temas diversos de acordo com a realidade apresentada. Dentre os temas discutidos, destacam-se: Direito à educação, Direito à mulher, Exploração do trabalho infantil, Gravidez precoce, Violência sexual e Gravidez na adolescência, adolescência e juventude, Sexualidade, Homofobia, Fatores de riscos relacionados ao uso de drogas e Diversidade de Gênero.
Saiba Mais
- Caravana dos Direitos Humanos será realizada em Açailândia
- Sedihc realiza visita técnica em Açailândia
- Sedihc participa de seminário sobre educação e direitos humanos
- Sedihc realiza reunião sobre benefícios da política de assistência social
- Relatório de vítimas da violência será divulgado nesta sexta
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.