Maranhão

Roseana encerra Itinerante com ações no município de Jatobá

Divulgação/ Secom

- Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - O Governo Itinerante foi instalado, nesta quarta-feira (5), no município de Jatobá, o quarto visitado esta semana pela governadora Roseana Sarney na região Leste Maranhense, após Mirador, Sucupira do Norte e Fortuna. Acompanhada da prefeita Consuelo Lima e do secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva, a governadora Roseana entregou DAPs do Pronaf a agricultores familiares. Na cidade, a população também teve acesso ao mutirão de atendimento em saúde, realizado no Hospital Municipal Tiburcio Ferreira, construído por meio do Programa Saúde é Vida, e aos serviços gratuitos da Unidade Móvel do Viva Cidadão.

“Fico muito feliz em voltar a Jatobá, um município que ajudei desde a criação, com a entrega de estrada, de escolas e do hospital de 20 leitos, entregue em março de 2012 e que continua funcionando perfeitamente. Vamos continuar contribuindo para o município crescer e se desenvolver. E com o Itinerante trouxemos ações específicas para a saúde e também a unidade do Viva Cidadão”, ressaltou.

Na ocasião, Roseana Sarney foi homenageada por atrações juninas com as apresentações culturais do Boi Brilho de Pirapemas e da Quadrilha Explode Coração de Jatobá. “Foi uma homenagem linda, com o bumba boi que é nossa tradição e a quadrilha também. Os dois são muito bonitos”, destacou. Roseana Sarney recebeu das mãos da prefeita Consuelo Lima diversas peças artesanais produzidas na região, em comemoração ao seu aniversário, festejado no dia 1º de junho.

A prefeita agradeceu a parceria com o governo do Estado e enfatizou que as obras presentes na cidade são resultado desse trabalho conjunto. “A governadora Roseana faz parte da construção dessa cidade, com a MA-333 e o nosso hospital, obras feitas com essa parceria, e tem muito mais. O itinerante trouxe ações importantes na área da saúde e de documentação, com o Viva Cidadão”, afirmou Consuelo Lima.

Participaram da comitiva da governadora os secretários de Estado de Infraestutura, Luís Fernando Silva; de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; o subsecretário da Saúde, José Márcio Leite, e de adjuntos. Também acompanharam os deputados César Pires, líder do Governo, e o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, prefeitos e ex-prefeitos da região.

Ações na Saúde

No Hospital Municipal Tiburcio Ferreira da Silva, um dos 21 hospitais de 20 leitos construídos por meio do Programa Saúde é Vida, foi realizado um mutirão de atendimento em diversas especialidades médicas como dermatologia, clínica geral, pediatria e oftalmologia.

A atendente Williane Bandeira aproveitou o mutirão para consultar com uma dermatologista e contou que a iniciativa é importante para que a população tenha acesso a serviços diferenciados de saúde. “Essa ação de trazer pediatras e dermatologistas é fundamental para que os moradores possam ter atendimento aqui mesmo na cidade”, destacou.

Já Solange Pinto da Silva, moradora do interior Taboca da Onça, localizado a 20 minutos de Jatobá, levou o filho de 9 anos para a pediatra. “Muito bom esse serviço, que é um atendimento especializado de acordo com as necessidades da idade. Gostei demais”, afirmou.

As ações de saúde contemplaram ainda a vacinação para atualização das cadernetas de crianças, adultos, gestantes e idosos; exames de prevenção do câncer ginecológico em mulheres em idade fértil; controle de hipertensão e diabetes (com teste de glicemia, colesterol rápido, aferição de pressão arterial) e exames de análises clínicas.

Cidadania no Viva Cidadão

Desde a segunda-feira (3), a unidade móvel do Viva Cidadão está instalada em Jatobá. A média é de 300 atendimentos por dia no município, incluindo serviços de emissão de carteira de identidade, CPF, alistamento militar, carteira de trabalho, título de eleitor e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), todos retirados gratuitamente.

O professor Daniel Sousa Lima levou os dois filhos para retirar os documentos de identificação. “É muito importante para a nossa cidade receber esse tipo de atendimento, pois tirar documentos pessoais é difícil e tem um certo custo. Essa parceria entre o governo e a prefeitura é de fundamental importância para o crescimento da cidade e o desenvolvimento da população”, afirmou.

O funcionário da Vigilância Sanitária, Nilber Honorato Fontes também levou os dois filhos para retirar RG e CPF. “É maravilhoso a vinda desse serviço para o município, deu para perceber pela demanda de atendimento aqui, que está sendo bem grande. Mas, apesar de ter muita gente em busca do serviço, todos estão sendo bem atendidos e tratados com educação”.

Já o lavrador Vilange Coimbra Lima aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via do documento de identidade, além do CPF e certificado de reservista. “Foi muito bom o itinerante vir para cá, pois é uma dificuldade para tirar documentos na cidade vizinha, que é Presidente Dutra. O serviço vindo quase a nossa porta fica mais fácil para gente resolver os problemas”, observou.

Municípios

Iniciado no dia 8 de abril, o Programa Governo Itinerante já levou ações aos municípios de Bernardo do Mearim, Lima Campos, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Timbiras, Aldeias Altas, Presidente Dutra, Graça Aranha, Tufilândia, Olho d’Água das Cunhãs, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Raposa. Nesta semana, no Leste Maranhense, foram visitados os municípios de Mirador, Sucupira do Riachão, Fortuna e Jatobá.

Já na região Sul, as ações do Governo Itinerante foram levadas para Benedito Leite, São Domingos do Azeitão, Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Açailândia, Governador Edison Lobão e São Francisco do Brejão.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.