Maranhão

Iniciada Campanha do Registro Civil em municípios

Hoje (3), o projeto está nas cidades de Cachoeira Grande, Bacabeira e Axixá.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO LUÍS - Em reunião realizada, na última sexta-feira (26), na Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC), com diversos órgãos parceiros do Projeto "Registro Civil: O Nascimento da Cidadania", ficou definido o início das visitas técnicas às cidades maranhenses. Hoje (3), o projeto está nas cidades de Cachoeira Grande, Bacabeira e Axixá e, amanhã (4), será a vez de Matões do Norte, Anajatuba e Cantanhede.

As visitas fazem parte da primeira etapa, que é de articulação com os gestores municipais, para posteriormente receberem os mutirões em que serão prestados atendimentos para emissão da certidão de nascimento.

Durante a atividade foram abordadas as atribuições de cada parceiro e as dificuldades de implantação. O secretário Sergio Tamer disse que o projeto é apenas o início para equacionar o problema da falta de registro que atinge 22,7% da população. "Nosso desejo é que a partir dele, possamos ampliar para todos os municípios do Estado," afirmou.

A reunião teve a participação também do secretário-adjunto de Direitos Humanos, Oduvaldo Cruz; do vice-presidente da Federação dos Municípios, Vadilson Dias; da pasta de Projetos Especiais do Estado, representada por Laura Amélia; e de membros das Secretarias de Igualdade Racial, Educação e Saúde.

Campanha

"Registro Civil: O Nascimento da Cidadania" é uma mobilização que visa garantir o acesso à documentação básica com ações estratégicas por meio de mutirões itinerantes em 70 municípios e a instalação de postos para emissão do documento em maternidades e hospitais em outras 50 cidades do Estado.

As informações são da

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.