SÃO LUÍS - Entre os dias 13 e 17 de maio, os esforços de uma equipe multitarefa coordenada pelo Núcleo do Registro Civil (NRC) da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) estarão voltados para as ações da Semana Nacional de Registro Civil: Registre-se.
Considerando o sub-registro como um fator agravante no Brasil, especialmente no Maranhão, o objetivo principal da iniciativa é atender a população mais vulnerável do Estado, por meio de mutirões de registro e uma série de ações de combate ao sub-registro.
No ano passado, a ação foi bem sucedida, atendendo mais de 100 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade. O trabalho do Judiciário maranhense refletiu consideravelmente na redução do índice de pessoas sem documentação civil básica no Estado, apresentando queda de dois pontos, saindo da taxa de 5,3% para 3,3%.
Para garantir que o objetivo principal da iniciativa seja concretizado, o poder judiciário maranhense conta com uma equipe interdisciplinar. Os principais parceiros da CGJ-MA para o “Registre-se” são a Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (ARPEN), a Receita Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís,
Atendimento à população vulnerável
A “Semana do Registro Civil - Registre-se” foi instituída pelo Provimento 140 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, reafirmando o compromisso de que “Corregedorias-Gerais de Justiça dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais deverão conjugar esforços com a União, Estados, Distrito Federal, Municípios, demais entidades públicas, entidades representativas dos oficiais de registro civil das pessoas naturais, organizações da sociedade civil, iniciativa privada e comunidade, visando erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, especialmente à população socialmente vulnerável” como dispõe o documento.
Neste ano, a principal inovação foi a atuação com três grupos principais: o público carcerário e as populações indígenas e quilombolas, uma orientação do CNJ para a edição da campanha em 2024.
A Corregedoria do Maranhão já possui histórico de atendimento ao público indígena desde a edição anterior, quando, além do público geral, realizou mutirões voltados às comunidades LGBTQIAP+, indígena e cigana.
Programação
A Semana Registre-se inicia oficialmente na segunda-feira (13), mas o município de Arame será beneficiado por uma ação preparatória para a semana, com mutirão de atendimento à população indígena, entre os dias 6 e 10 de maio.
Iniciada a Semana Nacional do Registro, a programação oficial, irá garantir o atendimento ao público indígena, quilombola e carcerário, além do público em geral, conforme programação a seguir:
Na segunda-feira (13), as atividades iniciam com a solenidade de abertura no Auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum de São Luís.
Saiba Mais
- Cidade Olímpica e Liberdade recebem Semana Registre-se
- TJ-MA leva conciliação e registro cidadão a Bacabal nos dias 26 e 27
- Mais de 7.200 pessoas fizeram troca de nomes após desburocratização na lei
- Número de mortes aumenta e de nascimentos cai em 2021 no país
- Mudar de nome e sobrenome ficou mais fácil; saiba mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.