Ação Social

Projeto Rondon mobiliza população de Maracaçumé

Estudantes universitários realizam atividades voltadas para a saúde e educação.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

MARACAÇUMÉ - Uma equipe formada por estudantes e professores da Universidade de Taubaté e da Universidade Federal de Alagoas participa das operações do Projeto Rondon em Maracaçumé (MA) desde o último dia 6. A ação, batizada de "Forte do Presépio", deve continuar sendo realizada até a próxima segunda-feira (22), desenvolvendo atividades voltadas para a saúde, a educação, empreendedorismo, turismo e cultura.

O grupo está sendo auxiliado pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), unidade militar da Marinha e pelo 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ª BIS), quartel do exército, que operacionalizam o transporte, a segurança, a alimentação e a hospedagem dos rondonistas. Entre os membros da equipe, há estudantes de Educação Física, Ciências Agrárias, Nutrição, História, Economia e Jornalismo. Eles têm comandado cursos, palestras, dinâmicas e momentos de lazer à população. A maioria das atividades acontece na Escola Maria da Conceição.

Diário de atividades

As diversas atividades previstas na programação são relatadas em um blog mantido pela equipe da Unitau. Entre as experiências que se destacam no blog estão a oficina de capacitação de pais e profissionais para o combate a álcool e drogas, realizada no dia 10 de julho. Sucesso de público, o evento serviu para dar orientações sobre como lidar com situações relativas ao uso de entorpecentes e a respeito das ações destes produtos no organismo humano.

Outra ação interessante foi a Caminhada Ecológica, realizada no dia 12 de julho, em que rondonistas convidaram a população de Maracaçumé a caminhar até o rio Maracaçumé fazendo um trabalho de limpeza e coleta seletiva do lixo. O material reciclável foi utilizado em oficina que transformou o lixo em brinquedos e objetos reutilizáveis.

Uma das atividades desenvolvidas na última quarta-feira (17) foi a Oficina de Assistência, organizada pela equipe de Serviço Social. Nela, houve esclarecimento de dúvidas e a troca de informações sobre assuntos como questões trabalhistas, Bolsa Família e exploração infantil.

Sobre o Projeto Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon visa à integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Para saber mais, acesse o site oficial do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.