LAGO DA PEDRA - Moradores da zona rural de Lago da Pedra, a cerca de 310 km de São Luís, registraram, neste fim de semana, uma chuva de granizo. A população se surpreendeu com o fenômeno atmosférico, que consiste na queda de pequenas pedras irregulares de gelo.
Também neste fim de semana, outras cidades do Maranhão tiveram que lidar com chuvas e ventanias isoladas. Em Lagoa Grande do Maranhão, o vento arrancou o forro de um posto de combustível, além de tetos de casas, enquanto a cobertura de um posto de combustível de Igarapé Grande caiu após um temporal.
Em entrevista à TV Mirante, o meteorologista Werton Costa explicou que o cenário de chuvas isoladas no Maranhão deve continuar enquanto durar a umidade amazônica, entre o final de outubro e novembro. "Esse sistema atua de forma muito pontual e esporádica, ora produzindo ventania, ora produzido chuvas rápidas e localizadas, inclusive com precipitação de granizo. O El Niño continua forte e deve produzir chuva em todo o território maranhense", afirma o especialista.
Redemoinho em Colinas
No último sábado (14), um redemoinho de vento assustou banhistas que estavam em um balneário na cidade de Colinas, no Sul do Maranhão. O fenômeno, que começou dentro do Rio Itapecuru, rapidamente atingiu a faixa de areia, arrancando parte de uma barraca e derrubando pertences de banhistas. Apesar do susto, não houve registro de feridos.
O redemoinho acontece por causa das condições climáticas, em especial quando o clima está seco e quente. O fenômeno é formado por ventos em espiral, que se formam quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente.
Saiba Mais
- VÍDEO: redemoinho de vento assusta banhistas em balneário de Colinas
- “Nuvem rolo” é registrada por moradores de Imperatriz
- Ludovicenses se reúnem para observar "Estrela de Belém"
- Meteorologista explica que nuvem de areia não deve causar tempestade em São Luís
- Maior superlua do século ocorre neste mês
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.