Fenômeno atmosférico

Chuva de granizo é registrada na zona rural de Lago da Pedra

Durante o fim de semana, várias cidades maranhenses lidaram com chuvas e ventanias isoladas.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 17/10/2023 às 07h58
Moradores de Lago da Pedra foram surpreendidos por chuva de granizo.
Moradores de Lago da Pedra foram surpreendidos por chuva de granizo. (Reprodução / TV Mirante)

LAGO DA PEDRA - Moradores da zona rural de Lago da Pedra, a cerca de 310 km de São Luís, registraram, neste fim de semana, uma chuva de granizo. A população se surpreendeu com o fenômeno atmosférico, que consiste na queda de pequenas pedras irregulares de gelo.

Também neste fim de semana, outras cidades do Maranhão tiveram que lidar com chuvas e ventanias isoladas. Em Lagoa Grande do Maranhão, o vento arrancou o forro de um posto de combustível, além de tetos de casas, enquanto a cobertura de um posto de combustível de Igarapé Grande caiu após um temporal.

Em entrevista à TV Mirante, o meteorologista Werton Costa explicou que o cenário de chuvas isoladas no Maranhão deve continuar enquanto durar a umidade amazônica, entre o final de outubro e novembro. "Esse sistema atua de forma muito pontual e esporádica, ora produzindo ventania, ora produzido chuvas rápidas e localizadas, inclusive com precipitação de granizo. O El Niño continua forte e deve produzir chuva em todo o território maranhense", afirma o especialista.

Redemoinho em Colinas

No último sábado (14), um redemoinho de vento assustou banhistas que estavam em um balneário na cidade de Colinas, no Sul do Maranhão. O fenômeno, que começou dentro do Rio Itapecuru, rapidamente atingiu a faixa de areia, arrancando parte de uma barraca e derrubando pertences de banhistas. Apesar do susto, não houve registro de feridos.

O redemoinho acontece por causa das condições climáticas, em especial quando o clima está seco e quente. O fenômeno é formado por ventos em espiral, que se formam quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.