ITAPECURU-MIRIM – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou e apreendeu um caminhão que transportava 23,17m³ de madeira nativa serrada, no km 85 da BR-135, em Itapecuru-Mirim, município a 117 km de São Luís. A apreensão da carga e do veículo foi realizada na noite dessa segunda-feira (25).
De acordo com a PRF, o veículo, modelo Ford/Argo 2429, cor vermelha e placas de Amarante do Maranhão, foi abordado após ordem de parada na BR-135.
Ainda segundo a PRF, o condutor, de 25 anos de idade, apresentou documentação referente à carga transportada, onde foi constatado que a nota fiscal ‘Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe)’ não tinha referência com a Guia Florestal apresentada. A nota fiscal utilizada pelo motorista para o transporte descrevia outro tipo de madeira, com quantidade superior a transportada e nas informações complementares referenciava-se outro veículo, um caminhão trator MAN/TGX 29.440 6X4 T, e não um Ford/Cargo vermelho.
A PRF também informou que, ao verificar as espécies de madeiras descritas na Guia Florestal, foi constatado que o produto transportado divergia integralmente do constante na documentação fiscal e na Guia florestal. A quantidade de madeira descrita no documento era muito superior ao total transportado.
De acordo com a PRF, o veículo e a madeira foram recolhidos na Unidades Operacionais de Policiamento (UOP) de Pedrinhas em São Luís. Após a cubagem e medição da carga, chegou-se ao total de 23,17m³ de madeira serrada nativa transportados.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.
Saiba Mais
- Fiscais do Ibama são condenados por cobrar propina de R$ 11 mil para liberar madeira apreendida no MA
- Polícia Federal localiza serraria operando ilegalmente dentro de Terra Indígena
- PRF apreende arma de fogo e madeira ilegal na BR-222, em Açailândia
- Oito pessoas são presas em fiscalização de empreendimentos madeireiros no Maranhão
- Operação federal prende três pessoas e aplica multas de mais de R$ 200 mil por crimes ambientais na Chapada das Mesas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.