ITAPECURU-MIRIM - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim ajuizou Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município, Magno Rogério Siqueira Amorim, o tesoureiro Alexandre Feliz Freire Martins, a secretária municipal de Saúde, Flávia Cristina Carvalho Beserra Costa e a secretária municipal de Finanças, Miriam de Jesus Serqueira Amorim Martins.
A ação, ajuizada no último dia 27, é referente à fiscalização realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, nos meses de junho e julho deste ano, em que foram constatadas irregularidades na gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Itapecuru-Mirim. Entre os problemas encontrados, está o atraso no pagamento de salários, gratificações e plantões de servidores nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2013 e janeiro, fevereiro e março de 2014.
De acordo com o promotor de Justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, o pagamento de forma irregular da remuneração é uma violação aos princípios regentes da atividade administrativa. “Esse comportamento evidencia a grave ineficiência funcional que em muito supera a mera 'desorganização' ou 'falta de habilidade' para gerir a comuna”, afirmou.
Na ACP, o promotor de Justiça explica, ainda, que o descumprimento do mandamento orçamentário caracteriza ato de improbidade administrativa, no sentido de que o gestor público desrespeita as normas legais e o devido zelo na administração.
O MP-MA pede, em caráter liminar, que a Justiça determine o encaminhamento das cópias das declarações do imposto de renda dos réus; a informações dos bens registrados em nome deles; a indisponibilidade dos bens e o bloqueio das contas-correntes, contas poupanças ou aplicações e investimentos em nome dos réus.
Em caso de condenação, os réus estão sujeitos à perda de seus respectivos cargos e podem ter os direitos políticos suspensos por cinco anos. Além disso, os gestores estarão sujeitos ao pagamento de multa civil e serão proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.
O município de Itapecuru-Mirim fica localizado a 118 km de São Luís.
Saiba Mais
- Justiça anula expulsão de alunas que foram afastadas de escola militar por chamar diretor de 'você'
- Justiça determina soltura de dez dos 21 torcedores uruguaios no Rio
- Polícia Federal prende candidato a vereador com mandado de prisão pelo 8/1
- AGU defende rejeição de ações contra suspensão da rede social X
- AGU recorre de decisão do TCU sobre presente recebido por presidentes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.