Salvamento

Policiais salvam recém-nascido engasgado em Imperatriz

O bebê de 25 dias se engasgou após ter sido amamentado.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 30/08/2022 às 19h39
O 3º Sargento Isaías Sousa, lotado no 14º BPM e o Soldado Antônio Sousa.
O 3º Sargento Isaías Sousa, lotado no 14º BPM e o Soldado Antônio Sousa. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Na madrugada desta terça-feira (30) a Polícia Militar recebeu um chamado atípico, vindo do Bairro Vila Ipiranga, em Imperatriz. Uma mãe ligou para a central da PM pedindo socorro porque o filho recém-nascido há 25 dias estava engasgado após ter sido amamentado.

Leia também:

Bebê de 12 dias que estava engasgado é salvo por PRFs na BR-226

PM salva vida de bebê de um mês engasgado com leite materno em São Luís

Criança se engasga com alimento e é salva por policial em Paulino Neves

A guarnição do Bairro Vila Lobão rapidamente se deslocou ao local e conseguiu fazer os primeiros socorros salvando o bebê que logo retomou o fôlego.

“Nós levamos menos de cinco minutos pra chegar ao local. O bebê se encontrava de olhos fechados e mole, tipo desfalecido, e a mãe em estado de pânico. Eu pedi a criança pra ela e comecei a fazer a manobra de primeiros socorros. Nos primeiros quarenta segundos a criança começou a reagir, a expelir o que tava engasgando. Quando eu a levantei e fiz novamente o procedimento a criança reagiu e começou a chorar”, disse o 3º Sargento Isaías Sousa, lotado no 14º BPM, que estava acompanhado do Soldado Antônio Sousa.

Em seguida mãe e filho foram levados ao hospital e encontraram a ambulância do SAMU no caminho.
Apesar do susto e dos riscos, até o primeiro ano de vida, engasgos podem acontecer a qualquer momento. Ao mamar, com a própria saliva ou nos primeiros meses de adaptação com outros líquidos são situações que podem gerar engasgos em bebês. 

De acordo com especialistas, enquanto uma pessoa liga para o Serviço de Emergência, outra pessoa deve estar com o bebê para prestar os primeiros atendimentos. O número do SAMU é 192 e do Corpo de Bombeiros é 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.