IMPERATRIZ - As eleições desse domingo (15), em Imperatriz, foram consideradas tranquilas pelos juízes da Justiça Eleitoral, embora tenham ocorrido vários problemas, como falta de mesários, falta de urnas e agregações de secções, o que provocou dificuldade, e muitos eleitores não conseguiram localizar sua seção. Algumas pessoas foram conduzidas por crime eleitoral, mas no geral a avaliação é de um saldo positivo.
“Mesmo sendo um momento atípico, porque estamos numa pandemia, onde tivemos que adotar todo um protocolo de medidas sanitárias, ocorreu tudo dentro do esperado. Numa eleição, por mais que a gente faça um trabalho preventivo para evitar compra de votos, sempre existem as tentativas. Contamos com a parceria da Polícia Militar, do exército e da Polícia Federal, e conseguimos solucionar todos os problemas que sugiram”, destaca a juíza eleitoral Ana Beatriz Jorge, responsável pela zona 65.
As primeiras urnas chegaram ao Fórum Eleitoral às 17h5 e, logo em seguida, começou o processo de apuração. Devido aos problemas da transmissão de dados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira parcial só foi divulgada, por volta das 20h40. Nesta parcial, com 35% das urnas apuradas, houve empate técnico entre os candidatos Assis Ramos (DEM) com 25,27 e Marco Aurélio, com 25,02.
“O trabalho de recebimento das mídias vindo das seções, ocorreu dentro do padrão. Esse atraso nessa parcial se deve, basicamente, pela transmissão desses dados do TSE, que ano a gente observou uma lentidão na transmissão dos dados com as mídias já recebidas”, explica a juíza eleitoral Edilza Barros, responsável pela zona 33.
O Fórum Eleitoral de Imperatriz sedia três zonas eleitorais. A 33 e a 65 de Imperatriz, e a 92 dos municípios de Davinópolis, São Pedro da água Branca e Vila Nova dos Martírios. Nesses municípios, de acordo com o juiz responsável, Adolfo Pires da Fonseca Neto, o pleito aconteceu dentro da normalidade.
As três zonas juntas, envolvem quase 200 mil eleitores. Em Imperatriz, 169.217 eleitores estavam aptos a votar nestas eleições.
Saiba Mais
- TSE confirma cassação de vereadores de Tutóia por fraude a cota de gênero
- TRE rejeita embargos e mantém cassação de vereadores de Miranda
- TRE suspende recontagem de votos para vereador em Miranda do Norte
- TRE encaminha cassação de chapa de vereadores de Miranda do Norte
- TRE cassa vereadores do MDB de Lago do Junco por fraude à cota de gênero
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.