Santa Teresa

Imperatriz festeja sua padroeira, Santa Teresa D'Ávila, neste sábado

O ponto alto das homenagens à padroeira será a procissão terrestre.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Devotos participam de procissão terrestre de Santa Teresa D´Ávila, em Imperatriz.
Devotos participam de procissão terrestre de Santa Teresa D´Ávila, em Imperatriz. (Foto: Imirante Imperatriz/ Arquivo de 2015)

IMPERATRIZ – Católicos da Região Tocantina celebram, neste sábado (15), o encerramento do 164º Festejo de Santa Teresa D´Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz. Iniciada no dia 6 de outubro, a programação encerra-se com a Missa dos Professores, carreata de translado de imagens ao Náutico Club para o portal das Balsas, onde inicia-se a procissão terrestre.

Devido ao baixo nível do Rio Tocantins, este ano não vai haver a procissão fluvial. De acordo com a coordenação, todos os anos o número de pessoas participantes da procissão terrestre aumenta, tradição que deve ser mantida hoje.

O padre Felinto Elisio Correia Neto se disse feliz em ser o pároco da igreja matriz, da padroeira em mais um festejo. O sacerdote que estudou na Alemanha e foi colega do Papa emérito Bento XVI, relembrou que a igreja da padroeira foi a sua primeira missão, depois foi transferido e há cinco anos retornou.

“Estive aqui anos atrás, fui eu quem recebeu a paróquia das mãos dos frades Capuchinhos, há 38 anos, e me sinto feliz em estar de volta. Santa Teresa é especial porque marca a primeira comunidade cristã nesta região, porque quando frei Manoel Procópio chegou aqui há 164 anos só existiam índios timbira, Kricati e Guajajara e depois chegaram tantas outras religiões”, disse.

Novidades deste ano

O festejo que chega ao fim teve algumas inovações como o fim da queima de fogos, que foi substituída por um “conserto” de sinos, a Procissão Luminosa, realizada só com crianças no dia 12 de outubro e a chegada da réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que participa das atividades de hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.